Câmara de Mangabeiras aprova título de Cidadão Honorário a Carlos Lula

por adm publicado 27/04/2021 08h45, última modificação 27/04/2021 11h06
Projeto de Lei 05/2021, de autoria da Vereadora Josemara (PC do B), foi aprovado por unanimidade (dentre os presentes na Sessão - Vereador Emerson Cardoso justificou ausência por motivos de saúde). Carlos Eduardo de Oliveira Lula é Secretário de Saúde do Maranhão.

A Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras aprovou ontem (26), o Projeto de Lei 05/2021, de autoria da Vereadora Josemara (PC do B), que dispõe sobre outorga de Título de Cidadão Mangabeirense a Carlos Eduardo de Oliveira Lula. Matéria foi aprovada por unanimidade (dentre os presentes na Sessão. Vereador Emerson Cardoso justificou ausência por motivos de saúde e declarou, na Sessão anterior, voto contrário a Indicação) 

Carlos Eduardo de Oliveira Lula é natural de São Luís (MA), tem 38 anos, é advogado formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

É consultor legislativo de carreira e professor universitário, pós graduado em Direito Processual Civil e Direito Constitucional, é mestrando em Direito Interinstitucional (PUC/RS). 

Desde 2016, é Secretário de Estado de Saúde do Estado do Maranhão e lançou, em 2018, o livro "O SUS(S) EM NÓS", baseado nas experiências de gestão em saúde pública. 

JUSTIFICATIVA 

 

Em sua justificativa, a Vereadora Josemara pontuou que, para a região de Balsas, que compreende 13 municípios, incluindo São Raimundo das Mangabeiras,  Carlos Lula viabilizou: 

1) A estruturação da Unidade Regional de Saúde, onde tem Giltarlã Araújo Lima como gestor, e vem dando apoio institucional aos 13 municípios;

2)Implantou o Hospital Regional de Balsas com UTI´s , Cirurgias, Maternidade e Especialidades para atender os 13 municípios;

3) Implantou o Centro de Hemodiálise, inicialmente para 60 pacientes da região;

4) Tem conseguido ambulâncias para vários municípios; 

5) Conseguiu as cirurgias de Cataratas e Glaucoma para a região;

6) Vem dando logística extraordinária na distribuição das vacinas contra a COVID-19 chegarem a todos os municípios. E ampliou o número de leitos de UTI COVID-19 no Hospital Regional; 

7) Aprovou a criação das Microrregionais de Saúde de São Raimundo das Mangabeiras, de Fortaleza dos Nogueiras, de Riachão de Alto Parnaíba para fortalecer o SUS da região;

8) Já tem organizado pra logo a vinda da neurocirurgia pra região de Balsas para contemplar os 13 municípios

" Por tanto trabalho e boa gestão à frente da Secretaria de Estado de Saúde, principalmente, por sua atuação aguerrida no combate à pandemia COVID 19, é justa essa singela homenagem" disse a Vereadora.