Confira resumo da 12° Sessão Ordinária do dia 10 de Maio de 2021

por adm publicado 26/05/2021 11h11, última modificação 26/05/2021 11h11
Vereadores trataram sobre assalto no hospital de Mangabeiras, bem como da falta de água no Bairro São João.

Foi realizada, nessa segunda (24), a 12° Sessão Ordinária que teve como pauta as seguintes indicações e projetos:

• Projeto de Lei 04/2021, de autoria da Vereadora Josemara (PC do B) que Institui o Programa Medicamento em Casa.
  • Projeto de Lei 13/2021, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2022 e dá outras providências.
  • Projeto de Lei Legislativo 07/2021, Diogo Botelho (SD), que altera a Lei 110/2015, que institui o Plano de Cargos, Carreira e Salário dos Servidores do Poder Legislativo de Mangabeiras.
  • Projeto de Resolução 01/2021, Josemara (PC do B) que dispõe sobre a instituição do Banco de ideias Legislativas.
  • Projeto de Lei Legislativo 06/2021, Josemara (PC do B) que dispõe sobre a instituição da campanha permanente de combate ao machismo e valorização das mulheres nas escolas públicas de Mangabeiras.
  • Indicação 03/2021, Vereador Oscimar Guida (SD), solicita recuperação do piso em frente ao palco na praça do mercado, onde foram tirados 3 quiosques.

A Sessão contou com a presença de 08 vereadores (as): Cobra (PSB), Júlio da Foto Layser (PC do B), Nonatinho da Papelaria (PSD), Oscimar Guida (SOLIDARIEDADE), Pedro Violão (SOLIDARIEDADE), Josemara (PC do B) e Emerson Cardoso (PSD). Os (as) Vereadores (as) Maurício Dião, Marinilde e Darleia justificaram ausência.

Confira resumo da Sessão

Vereador Luís Gomes Costa (PSB): Abriu os trabalhos e deu como lido a ata. Disse que esteve, na semana, reivindicando sobre o Bairro Primavera e São João, pois acredita que são os bairros que mais sofrem por falta de água, mas que essa situação é um problema na cidade toda, e de todas as gestões, mas que é preciso correr atrás para resolver o problema. Disse que a adutora da Caema é fina para manter a cidade, e que o Prefeito Accioly anunciou que irá fazer um poço artesiano, onde era a antiga Caema, para ajudar a resolver o problema de água no bairro São João. Fez o convite a todos os vereadores para inauguração, dia 05 de Junho, no setor de imagem do hospital, que terá a presença de Deputados, secretários e líderes políticos.

Servidora Carla: Fez a leitura da ata da Sessão anterior bem como dos requerimentos e indicações apresentados.

Vereadora Josemara (PC do B): Apresentou Indicação sobre o Poço artesiano no Bairro São João, e outra Indicação solicitando um segurança para o Hospital de Mangabeiras, uma vez que, nessa semana, houve assalto no local.

Vereador Diogo Botelho (SD): Disse que esteve conversando com o Secretário de Infraestrutura, Manoel Filho, e foi falado sobre a falta de água no bairro São João, e garantiu que o problema de água no bairro será resolvido em breve, uma vez que será feito vários poços artesianos. Disse que o Prefeito tem sido transparente em sua administração e que acredita que esse problema será solucionado.

Vereador Pedro Violão (SD): Disse que, junto com o Vereador Cobra, foi até a Onça e foi constatado problema da água no local, e que tem um posto, que pelo visto, tem água com suficiência para servir o poço, mas que o poço foi cavado na terra de um rapaz que proíbe os demais trabalhe no poço. Disse que recebeu mensagem de pessoas do local dizendo que a situação continua a mesma, e que informou que esse poço não é do município, e sim uma doação; e solicitou apoio do Poder Executivo. Por fim, apresentou Indicação verbal a respeito da estrada do cemitério do Vale Verde.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Fez registro em relação à iluminação pública, pois esteve presente no Loteamento Novo Mundo e foi cobrado por um morador a respeito da iluminação no local. Disse que procurou o responsável pela iluminação e que logo foi atendido o pedido e o local já possui lâmpada. Também tratou sobre a segurança no hospital de Mangabeiras e que já foi vigia no hospital por mais de 10 anos, e que nunca havia acontecido assalto no local. Afirmou que se já existisse a guarda municipal já era para ter um profissional. Apresentou Indicação a respeito da raspagem que dá acesso ao IFMA, onde tem algumas fazendas e chácaras.

Vereador Oscimar Guida (SD): Apresentou Indicação solicitando recuperação do piso em frente ao palco na praça do mercado, onde foram tirados 3 quiosques.

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Afirmou que no tocante a invasão que o hospital sofreu, por alguns marginais, disse que é preocupante e que é a primeira vez que ousaram fazer isso. Disse que irá levar pessoalmente ao Prefeito para ele tome providências em relação à segurança no hospital, pois lá tem pode ter apenas vigia, mas alguém preparado para dá à devida segurança no local, e que considera bandidos quem fez isso.