Confira resumo da 13° Sessão Ordinária do dia 31 de Maio de 2021

por adm publicado 01/06/2021 15h59, última modificação 01/06/2021 15h59
Foram aprovados projetos de Lei que altera estatuto do Servidor Público Legislativo, bem como do Projeto que dispõe sobre a criação do Programa Comida Solidária.

Foi realizada, nessa segunda (31), a 13° Sessão Ordinária que teve como pauta os seguintes projetos:

  • Projeto de Lei Legislativo 07/2021, Diogo Botelho (SD), que altera a Lei 110/2015, que institui o Plano de Cargos, Carreira e Salário dos Servidores do Poder Legislativo de Mangabeiras.
  • Projeto de Lei 14/2021, de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre a criação do Programa Comida Solidária.

 

A Sessão contou com a presença de 09 vereadores (as): Cobra (PSB), Júlio da Foto Layser (PC do B), Nonatinho da Papelaria (PSD), Oscimar Guida (SOLIDARIEDADE), Pedro Violão (SOLIDARIEDADE), e Emerson Cardoso (PSD). As Vereadoras Marinilde (PSD) e Josemara (PC do B) justificaram ausência.

 

Confira resumo da Sessão

 

Vereador Luís Gomes Costa (PSB): Fez abertura da Sessão. Disse que esteve na região do Santo Antônio e que um morador elogiou as estradas sendo recuperadas, e disse que em relação às estradas está indo a todo vapor. Disse que o problema de água está muito sério, e que dia 05 muitos parlamentares estarão na cidade, e que será cobrado à melhoria de água em Mangabeiras. Disse que o Prefeito já deu esperança sobre o problema ao afirmar que ou a Caema resolve o problema, ou a prefeitura terceiriza a água. Afirmou que a população de Mangabeiras não quer saber se vai pagar água, quer receber a água. Sobre a possibilidade de transmissão ao vivo das sessões da Câmara afirmou que é a favor e irá providenciar, e agradeceu as divulgações da Rádio FM Rio Neves.

Servidora Carla: Fez a leitura da Ata da Sessão anterior bem como dos requerimentos e projetos deliberados.

Vereador Diogo Botelho (SD): Disse que esteve junto com o vereador Pedro Violão e Vereador Oscimar para fazer uma vistoria na estrada do Canto Grande. Parabenizou o Presidente Cobra por colocar a disposição um veículo para ajudar nos trabalhos dos vereadores, pois é a primeira vez que a Casa possui veículos para uso do trabalho dos vereadores. Apresentou Indicação para que seja feita limpeza constante nas ruas do Canto Grande.  Também parabenizou o fato de já se encontrar um dentista atendendo em algumas regiões. Por fim, parabenizou a qualidade da estrada do Bacuri.

Vereador Pedro Violão (SD): Em relação à estrada do Canto Grande, disse que há alguns lugares que precisam de mais qualidade no serviço. Mas que alguns lugares as estradas estão boas, e que é preciso cobrar uma estrada de qualidade, e parabenizou o Prefeito pelo excelente trabalho e interesse de deixar boa acessibilidade no município. Sobre o posto de saúde no Canto Grande disse que foram bem recebidos e que teve a ótima notícia de que estava funcionando o serviço odontológico. Elogiou a estrada do Bacuri, e afirmou que, infelizmente, o governo anterior não enviou nenhuma máquina no Assentamento Bacuri e está intransitável, e tratou sobre a falta de água em mangabeiras. Por fim, elogiou a fala do Vereador Emerson solicitando que as sessões da Câmara passem a ser ao vivo pela internet e agradeceu resposta da sua Indicação a respeito da melhoria na estrada do cemitério do Vale Verde.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Agradeceu a continuidade da reforma da estrada da Piaçaba. Concordou com a fala do Vereador Emerson a respeito da transmissão ao vivo das sessões, e que está passando da hora de se realizar, pois a Casa tem material humano para fazer, e que os vereadores e o povo só têm a ganhar, e que até os mangabeirenses que estão nos EUA podem acompanhar os trabalhos do legislativo.

Vereador Oscimar Guida (SD): Fez ponderações a respeito do material utilizado na estrada do Canto Grande. Elogiou pedido do Vereador Emerson que solicitou início de transmissão ao vivo, via redes sociais, das sessões da Câmara.

Vereadora Darleia (PSD): Fez cobrança a respeito de quebra-molas na rua de sua residência, bem como uma porta no campo Ipiranga, pois entram jovens durante a noite. Agradeceu ao Prefeito Accioly pelo avanço na administração, e que Mangabeiras só tem a ganhar.

Vereador Maurício Dião (PSD): Sobre a estrada do Canto Grande afirmou que foi abordado e teve a preocupação de correr logo para o Prefeito a respeito da qualidade da estrada, e que vai ser corrigido. Elogiou o senhor Zé Orlando pelos serviços prestados. Disse que esteve com o encarregado da obra e cobrou a qualidade nos serviços. Sobre a estrada do Brejão do retiro, disse que já fez pedido para o Prefeito e que foi prometido melhorar ela e a da Ferrugem. Por fim, disse que o papel do vereador é correr atrás e fiscalizar, ajudando o Prefeito na gestão. Falou sobre a inauguração do novo setor de imagem no Hospital, dia 05 de Junho.

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Endossou o requerimento da Vereadora Darleia a respeito de ser colocado um portão no Posto Ipiranga, pois o local se transformou num motel e num fumódrono de drogas. Disse que essa movimentação no campo Ipiranga leva medo aos vizinhos. Disse que também foi procurado por algumas pessoas que tem interesse em assistir as sessões da Câmara, para que fosse feita transmissão ao vivo da sessão.  Afirmou que as pessoas estão cobrando isso, e com razão, pois a Casa é do povo, e que é justo uma transmissão ao vivo, pois devido à pandemia o público não pode acessar o plenário, mas que é possível transmissão ao vivo, até mesmo depois da pandemia, pois através das redes sociais pode garantir que as pessoas vão conseguir participar ainda mais das sessões. Agradeceu o Prefeito pela melhoria nas estradas do Vale Verde, e destacou a sintonia que o Executivo tem com o Legislativo. Por fim, apresentou parecer favorável aos Projetos de Lei que altera estatuto do Servidor Público Legislativo, bem como do Projeto que dispõe sobre a criação do Programa Comida Solidária.