Confira resumo da 16° Sessão Ordinária (09/08)

por adm publicado 10/08/2021 09h51, última modificação 07/02/2023 12h46
Foi realizada, nessa segunda (09), a 16° Sessão Ordinária que aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei 16/2021 cria a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Escravo.

Foi realizada, nessa segunda (09), a 16° Sessão Ordinária que aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei 16/2021 cria a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Escravo.

Foi apresentado as seguintes matérias:

  • Indicação 07/2021, de autoria do Vereador Diogo Botelho que reivindica pista de motociclista em Mangabeiras
  • Projeto de Lei 18/2021, de autoria do Vereador Cobra (PSB), que cria o Dia do Rio Neves
  • Projeto de Lei 15/2021, de autoria do Poder Executivo, que estabelece a carga horária de 30 horas, em Mangabeiras, para os enfermeiros, auxiliar de enfermagem, técnico em enfermagem e auxiliar de dentista

Estavam presentes na Sessão 10 vereadores (as): Cobra (PSB), Prof. Marinilde (PSD), Nonatinho (PSD), Diogo Botelho (SD), Pedro Violão (SD), Júlio da Foto Layser (PC do B), Darleia (PSD), Vereador Emerson Cardoso (PSD),Enf. Josemara (PC do B), e Maurício Dião (PSD). O Vereador Oscimar Guida (SD) justificou ausência.

 

Confira resumo da Sessão

 

Vereador Luís Gomes (PSB): Declarou aberta a Sessão. Destacou que a Câmara cedeu a Procuradora da Câmara, com ônus ressarcido, e na qualidade de presidente, apresentou o novo assessor jurídico, Kainã. Justificou a ausência do Vereador Oscimar.  Elogiou a fala do Vereador Emerson, e afirmou que acredita que sobre possível uso político eleitoral vindo de pessoas de cargo de confiança não tem o apoio do Prefeito Accioly, e que o gestor destacou que não irá dividir a cidade, pois a gestão é para todos, e que a Câmara ficará de olho nessas questões. Apresentou Projeto que cria o Dia do Rio Neves e convidou todos os vereadores para, no dia 22 de Agosto, para a descida do Rio Neves para observar a preservação das margens do Rio. Agendou para a próxima Sessão a votação do projeto do Dia do Rio e das 30 horas dos profissionais de enfermagem e auxiliar de dentista.

Vereadora Prof. Marinilde (PSD): Fez leitura da ata da Sessão anterior. Falou das ações que presenciou no município. Homenageou todos os pais de mangabeiras. Afirmou que nessa semana foi realizada Conferência de Assistência Social. Também destacou a volta às aulas na rede municipal de ensino e entrega das cestas básicas dos alunos. Além disso, também destacou a entrega do Programa Renda Mangabeiras. Também tratou a respeito dos agentes jovens ambientais.

Vereador Diogo Botelho (SD): Apresentou Indicação solicitando uma pista de motociclista em Mangabeiras. Afirmou que o Prefeito garantiu que irá atender esse pedido, e agradeceu o Prefeito por está disposto a fazer a pista. Parabenizou o Poder Executivo pelo Programa Renda Mangabeiras que foi aprovado por todos os colegas da Câmara. Afirmou que esteve com o Secretário de Infraestrutura, Manoel Filho, e que foi informado que será feito alguns postos artesianos em Mangabeiras, no Bairro São João, na Caema, São José, Vila Cardoso, Vila Ceci, Trizidela, Taboca, Morro do Chupé, Loteamento Costa, Sucuruju, Candeia e Paciência, entre outros.

Vereador Pedro Violão (SD): Desejou feliz dia dos Pais a todos os pais mangabeirenses, e desejou que a Casa fosse sempre abençoada por Deus. Sobre a pista de ciclismo, disse ser a favor da Indicação do vereador Diogo e destacou que nas olimpíadas, Rayssa Leal, foi medalha de prata no Skate, e que a cidade também precisa da modalidade do skate. Por fim, admirou e elogiou as palavras do Vereador Emerson Cardoso em relação à questão de possível politicagem na gestão de secretaria e que jamais buscou fazer politicagem com oportunidades que teve, pois sempre buscou atender todos bem.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Agradeceu a Deus e a ciência pelos avanços. Destacou a diminuição dos casos de Covid-19 em Mangabeiras, mas lamentou os 41 óbitos pela doença. Afirmou que já foi vacinado com as duas doses e que torce para que tão logo aconteça o arraial da vacinação. Disse que Mangabeiras foi um dos primeiros a protocolar o pedido para o arraial da vacinação, mas que infelizmente o Governo usa vacinação para fazer política, e que onde o Prefeito é mais aliado ao Governador tem o arraial, mas que espera logo que Mangabeiras seja contemplada. Em relação à pista para os motociclistas, demonstrou apoio a Indicação. Afirmou que ficou feliz com o desempenho do Brasil nas Olimpíadas e destacou que após destinação de parte dos valores da lotéricas para o esporte, o desempenho vem melhorando ainda mais. Também falou sobre a conterrânea, Rayssa Leal, e destacou a prata Mundial e Olímpica da esportista. Disse que recebeu uma denúncia sobre o Riacho Bois, e que como proprietário de Chácara próximo ao Riacho, confirmou uma grande área desmatada, e que o Secretário de Meio Ambiente, Félix Resplandes, prontamente atendeu as demandas e que foi feito uma reunião entre a Secretaria e a Fazenda , e que foi feito um acordo. Além disso, sugeriu uma campanha de mobilização contra as queimadas. Deu boas vindas ao novo assessor Jurídico, Kainã, e desejou feliz dia dos Pais a todos os pais mangabeirenses. Por fim, fez um pedido de que quando tiver as ações do Governo Municipal, que todos os vereadores sejam também convidados, e que a presença dos vereadores faz engrandecer ainda mais os eventos. Sobre o projeto de 30 horas para os enfermeiros e técnicos de enfermagem e demais, parabenizou o Prefeito pela sensibilidade com esses profissionais da saúde

Vereadora Darleia (PSD): Disse ser uma honra chegar à Câmara e fazer o melhor como parlamentar. Destacou as ações do Governo Accioly e que é muito gratificante para os vereadores ver as famílias mais carentes serem beneficiadas com os programas sociais. Afirmou que ainda existem vários programas para chegarem ao município e que as famílias carentes só tem a ganhar. Parabenizou o Vereador Diogo pela indicação da pista de motociclismo.

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Sobre a Indicação do vereador Diogo, destacou que todos os vereadores também apoiam. Disse que Mangabeiras é uma cidade que tem tudo para crescer e que são novas ideias que fazem com o que a cidade desponte, e que o esporte é imprescindível.  Também destacou medalha de Prata da Rayssa Leal, na modalidade Skate, que é de Imperatriz, e que tudo o que for feito para atrair os jovens é louvável. Disse que irá conversar pessoalmente com o Prefeito Accioly Cardoso para que ele dê uma atenção especial para essa Indicação. Afirmou que todos os eventos é importante que também todos os vereadores sejam informados pois todos os vereadores estão incumbidos de buscar o melhor para o povo da Câmara. Em um dos eventos que participou, destacou que, na sua fala, enfatizou que as conquistas, até agora alcançadas, se deve a Câmara de Vereadores e ao Prefeito; e que lançou um pôster nas redes sociais destacando todos os vereadores, prefeitos e secretaria de assistência social. Afirmou que no discurso do Prefeito Accioly, o gestor fez questão de falar de todos os vereadores, diferente de outros prefeitos de outrora que somente se referiam a sua base. Também fez ponderação e alerta orientando o povo sobre mangabeirense de que todos os recursos que o município dispõe na secretaria e nos órgãos públicos são para o povo, e que no dia em que o cidadão chegar a alguma secretaria e algum secretário ou secretária ou representante do órgão disser que só pode ajudar se tiver algum apoio político eleitoral, sugeriu a denúncia. Destacou que até mesmo está a disposição de receber provas para combater essa prática, e que não está colocando população contra secretários, mas está alertando a respeito desse possível comportamento que espera que não esteja acontecendo. Afirmou que o Prefeito Accioly Cardoso é uma pessoa séria e transparente e que ele foi bem claro no discurso que ficou na história política de mangabeiras, quando afirmou que na sua gestão será prefeito de todos. Lamentou a situação e afirmou que os vereadores se esforçam para resolver todos os problemas enquanto, possivelmente, há pessoas usando cargo de confiança para manobrar politicamente, pois Accioly é o primeiro Prefeito que numa conquista destaca todos os vereadores, e que o gestor não concorda com esse possível comportamento. Por fim, solicitou ao Presidente da Câmara que melhore a iluminação pública na frente da Casa e afirmou que o mérito do projeto das 30 horas aos profissionais da enfermagem e dos auxiliares de dentista é de todos que venham a aprovar o projeto e convidou todos os profissionais para estarem na próxima sessão.

Vereador Maurício Dião (PSD): Afirmou que foi surpreendido com o pedido do amigo “Manelim” que está pedindo um apoio para a saúde do seu filho que corre risco de perder a visão, e que precisa arrecadar R$ 20 mil para fazer uma cirurgia.

Vereadora Josemara (PC do B): Parabenizou os programas implantados em Mangabeiras que ajuda a população carente. Afirmou que o Arraial está marcado para o dia 31 de Agosto, com a presença do governador do Maranhão. Disse que visitou o Secretário de Infraestrutura, Manoel Filho, a respeito da água e que foi citado uma lista de Poços artesianos na cidade para melhorar o abastecimento de água na cidade, e que o Prefeito Accioly Cardoso afirmou que irá fazer a diferença para melhorar o abastecimento de água em Mangabeiras. Disse que gostou da atitude do Vereador Emerson ao tratar sobre possível comportamento de representante de órgão público que utiliza cargo para fins político eleitorais, e que também recebeu uma denúncia, e que se tiver provas será a primeira a denunciar. Por fim, desejou feliz dia dos Pais a todos os pais mangabeirenses. Sobre o projeto das 30 horas da enfermagem destacou que será uma grande vitória para mangabeiras pois são profissionais que merecem.