Confira resumo da 19° Sessão Ordinária (06/09)

por adm publicado 09/09/2021 09h36, última modificação 09/09/2021 09h36
Estavam presentes na Sessão 08 vereadores (as): Cobra (PSB), Prof. Marinilde (PSD), Nonatinho (PSD), Diogo Botelho (SD), Vereador Emerson Cardoso (PSD), Maurício Dião (PSD), Foto Layser (PC do B) e Pedro Violão (SD). Os vereadores Oscimar Guida (SD), Darleia (PSD) e Josemara (PC do B), justificaram ausência por motivo de saúde.

Confira resumo da sessão

Vereador Cobra (PSB): Fez abertura da Sessão. Justificou a ausência da Vereadores Darleia e Josemara, bem como do Vereador Oscimar Guida, por questões de saúde. Parabenizou o Vereador Emerson Cardoso pela coragem em falar aquilo que acha verdadeiro. Sobre o Bairro São Vicente, virou mania das pessoas pegarem loteamento e sair vendendo sem responsabilidade, e que enviou diretamente à Mesa do Prefeito para tratar sobre as demandas do Bairro São Vicente. Elogiou o Deputado Estadual Adelmo Soares pelo apoio dado a Mangabeiras. Informou que os projetos apresentados pelo Prefeito Accioly Cardoso serão deliberados após reunião com o contador e a procuradora municipal para detalhar a respeito dos projetos.  Apresentou o Projeto de Lei Complementar 04/2021 que institui a taxa de serviço de coleta, destinação e transporte de resíduos sólidos; e o Projeto de Lei 21/2021 que cria e institui o Programa Material Escolar

Vereadora Marinilde (PSD): Fez a leitura da ata da sessão anterior. Falou da sua satisfação de ter visto um festejo que ficou na história de Mangabeiras. Um festejo onde a praça da igreja estava lotada e os filhos da terra vieram prestigiar, com todas as normas de segurança, e teve um padre que inovou com churrasco e descida de boia; e que o festejo foi encerrado com a inauguração da nova sede da prefeitura e a praça da família. Afirmou que foi possível ver uma aliança que tem tudo para dá certo: governo do estado, prefeitura, vereadores. Disse que o governador reafirmou compromisso que havia tratado com o Prefeito como a implantação da Uema, a estrada que liga o Itapecuru a Mangabeiras e muitas outras ações que só vem beneficiar a população. Disse também que pode prestigiar a entrega do cheque para gestante de Mangabeiras, e elogiou a parceria entre governo e prefeitura.

Vereador Diogo Botelho (SD): Destacou a inauguração da obra da praça da Família e nova Sede da Prefeitura. Disse que o governador Flávio Dino esteve presente e que no seu discurso apresentou vários benefícios ao município como a ordem de serviço na estrada que vai ligar Mangabeiras ao Itapecuru. Afirmou que aguardou que o Governador Flávio Dino, que estava acompanhado do Senhor Carlos Lula, e que hoje tem o título de cidadão mangabeirense graças a Câmara de Vereadores, e que disse que se arrepende de ter votado a favor do título de cidadão e pediu desculpas ao povo mangabeirense por esse erro de ter votado a favor do título de cidadão a Carlos Lula. Criticou que o Secretário havia prometido uma ambulância para Mangabeiras e até o presente momento não recebeu, e lamentou a falta de compromisso do Senhor Carlos Lula, Secretário de Saúde do Maranhão. Disse que diante da fala do Governador, esperou que ele trouxesse alguma novidade a respeito da falta de água em Mangabeiras, e o descaso da Caema, mas que espera que um dia esse problema seja solucionado. Disse também que irá apresentar uma indicação ao secretário de infraestrutura, a respeito da estrada que liga o assentamento até a Piaçaba.

Vereador Pedro Violão (SD): Lamentou a morte da dona Luisinha, mãe do Zé Neto, e do “mimizinho” que mora na Vila Ceci, em decorrência do Covid. Justificou ausência na última sessão por não está se sentindo bem devido a um problema de gastrite, e teve que sair da sessão para tomar medicação.

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Afirmou que na última sessão da Câmara, chegou até ele uma informação do cidadão do bairro São Vicente que aquele bairro ainda considerado zona rural, e apresentou Indicação, em parceria com o Vereador Diogo Botelho, para tornar o bairro São Vicente em zona urbana. Elogiou atitude do cidadão que foi até a Câmara reivindicar sobre as demandas, e não ficou se lamentando em redes sociais. Falou também sobre o dia da inauguração da nova sede da Prefeitura e praça da família. Disse que o Governador do estado trouxe seus pupilos para mangabeiras, e que considera uma pré apresentação dos possíveis candidatos do governador. Afirmou que o senhor Márcio Jerry nunca trouce nada para mangabeiras e é um oportunista, igualmente ao governador do Estado que esqueceu de dizer para o povo que quem mandou as vacinas para o maranhão foi o Presidente da República e não o governador. Afirmou que o governador não foi honesto com o povo pois Jair Messias Bolsonaro foi o presidente que mais enviou recursos para combater o Covid, e criticou o governadores que considera comunistas. Disse que se tivesse direito a fala no evento iria cobrar sobre a água de Mangabeiras que até hoje não houve solução. Elogiou o Deputado Adelmo Soares que o que pôde fazer por Mangabeiras, está fazendo. Criticou o Secretário Carlos Lula, que recebeu o título de cidadão mangabeirense, mas que os esforços dele para mangabeiras é desproporcional ao prestígio que a Câmara deu para ele. Elogiou o Vereador Diogo Botelho por ter sido sincero em dizer que votou mas se arrependeu de ter votado em dá o título de cidadão mangabeirense para o senhor Carlos Lula. Afirmou que espera que essa crítica chegue aos ouvidos do Senhor Carlos Lula, para que ele envie uma ambulância para mangabeiras. Por fim, enfatizou que o Senhor Flávio Dino mentiu para Mangabeiras, e que em outra oportunidade prometeu quase R$ 5 milhões para resolver o problema de água em Mangabeiras.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Disse que na última sessão não estava presente por estava representando a Câmara na Marcha dos Vereadores, em Brasília. Disse que a classe de vereadores é a maior classe do País, e criticou o protocolo de eventos do governo do Estado que não permitiu a fala, nem ao menos do presidente da Câmara de Mangabeiras, na inauguração da nova sede da Prefeitura, pois a Câmara é um Poder (Legislativo). Sobre a sessão que deu novo a nova sede da Prefeitura, afirmou que não estava presente mas registrou seu voto à favor, uma vez que considera uma homenagem justa. Afirmou que a praça foi idealizada pelo ex prefeito Rodrigo Coelho, e parabenizou o prefeito Accioly Cardoso pela continuidade do projeto. Afirmou que Mangabeiras, nos seus últimos 20 anos, só tem tido progresso e que Mangabeiras é um orgulho. Criticou o Governador Flávio Dino a respeito das promessas para melhorar a água de Mangabeiras, e afirmou que a Caema é uma empresa falida e que a Caema apenas quebra as ruas da cidade, e que a única solução para melhorar o abastecimento de água é privatizar ou municipalizar o sistema de abastecimento. Também afirmou que o cidadão Carlos Lula prometeu entregar uma ambulância e até o momento não recebeu, mas que esperava que o veículo chegue em Mangabeiras. Por fim, sugeriu que o presidente da Câmara faça uma nota de repúdio para ser enviado para os responsáveis que pelo cerimonial do estado para que saibam que Mangabeiras não concorda com a restrição da fala dos vereadores em eventos do estado. Também sugeriu, que o projeto de lei enviado pelo Executivo que trata sobre alteração do código tributário, que fosse convidado um contador para explicar a respeito do projeto.