Confira resumo da 22° Sessão Ordinária (27/09)

por adm publicado 29/09/2021 16h41, última modificação 29/09/2021 16h41
Foi realizada, nessa segunda (27), a 22° Sessão Ordinária que tratou sobre o abastecimento de água no Povoado Vale Verde e devidos cuidados no uso da Praça da Família. Estavam presentes na Sessão todos 09 vereadores (as): Cobra (PSB), Prof. Marinilde (PSD), Nonatinho (PSD), Diogo Botelho (SD), Júlio da Foto Layser (PC do B), Darleia (PSD), Vereador Emerson Cardoso (PSD), Maurício Dião (PSD) e Oscimar Guida (SD).

Foi realizada, nessa segunda (27), a 22° Sessão Ordinária que tratou sobre o abastecimento de água no Povoado Vale Verde e devidos cuidados no uso da Praça da Família.

Estavam presentes na Sessão todos 09 vereadores (as): Cobra (PSB), Prof. Marinilde (PSD), Nonatinho (PSD), Diogo Botelho (SD), Júlio da Foto Layser (PC do B), Darleia (PSD), Vereador Emerson Cardoso (PSD), Maurício Dião (PSD) e Oscimar Guida (SD).

Confira resumo da sessão

 

Vereador Cobra (PSB): Fez abertura dos trabalhos. Justificou ausência do Vereador Pedro Violão (SD) e da Vereadora Josemara (PC do B) por motivo de saúde. Concordou com a fala do Vereador Emerson Cardoso referente a cães de raça feroz estarem na Praça e nas ruas sem a devida proteção. Sobre a visita ao Vale Verde informou que foi falado em nome de todos os vereadores e que são representantes do povo e que a Câmara está brigando para a melhoria do abastecimento de água, e lamentou que vândalos jogaram pedra e areia no motor no povoado da Chapadinha. Disse também que está feliz com a Câmara de Vereadores em que todos estão alinhados em busca de melhoria para o povo. Por fim, lamentou o falecimento do Senhor Antônio Caroço.

Vereadora Marinilde (PSD): Fez a leitura da ata da sessão anterior. Se solidarizou com a família do Senhor Antônio Caroço e Dona Doralice, que faleceram recentemente. Sobre o problema de abastecimento de água disse que a Câmara não está sendo omissa e que a Casa está correndo atrás do problema, mas que a solução do problema não depende da Casa, e sim a fiscalização. Afirmou que em relação ao povo da Chapadinha, disse que são famílias sofridas mas acredita que o Prefeito dará uma solução ao problema. Disse que teve o prazer de presenciar a entrega do cartão de auxílio dos agentes jovens ambientais.

Vereador Diogo Botelho (SD): Apresentou Requerimento para que seja enviado ofício para o responsável da limpeza pública para prestar esclarecimento a respeito do serviço da limpeza pública pois foi procurado por algumas pessoas informando que a limpeza não está sendo feita de maneira correta. Apresentou verbalmente nota de pesar pelas últimas mortes em Mangabeiras. Tratou sobre a visita ao Bairro Vila Ceci em relação a falta de água junto com os demais vereadores e destacou o papel do vereador, e lamentou comentários maldosos das redes sociais. Também tratou da visita ao Povoado Vale Verde sobre o problema de abastecimento de água no local, e lamentou o descaso onde muitas pessoas fazem mal uso da água tratada. Por fim, afirmou que foi procurado por algumas pessoas a respeito de ataques de cachorros ferozes no município.

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Afirmou que recentemente o Prefeito Accioly Cardoso, junto com a população de Mangabeiras, inaugurou a Praça da Família bem como da nova prefeitura e destacou que a Praça é para as pessoas usufruírem com suas famílias, e lamentou que a praça esteja sendo usada para desfiles de Pitbuls sem a devida proteção e chamou de irresponsáveis pessoas que andam com esse tipo de cachorro sem proteção. Afirmou que não é a primeira vez que fala sobre isso na Sessão da Câmara e que irá trazer um Projeto de Lei impedindo que criadores de cães que oferecem perigos sejam impedidos de andar sobre a praça da família. Recordou sobre ataques desses animais a pessoas na cidade e sugeriu que a responsabilidade de ataques sejam dos donos. Tratou também sobre a visita no Vale Verde e pediu consciência para o cidadão que utiliza água potável para regar bananal. Afirmou que a Câmara de Vereadores e o Prefeito buscam sanar o problema de água na Chapadinha e foi até enviado uma máquina para cavar um Poço Artesiano mas que meliantes encheram o motor com pedra, água e areia, vandalizando o motor do local. Sobre a questão da Limpeza Pública, fez ponderações a respeito do devido serviço na cidade. Por fim, tratou também sobre a água do cachoeira que está abaixando e que algumas chácaras fazem açudes e represas, e que tratou com o Secretário de Meio Ambiente a respeito da situação do Riacho Cachoeira.  Apresentou Requerimento solicitando ao Poder Executivo para que tome providências para proibir circulação de cães na praça da família, e outra indicação solicitando ar condicionados e bebedouros para posto de saúde no vale verde.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Destacou a visita ao Bairro Vila Ceci a respeito do problema de abastecimento de água na região e sobre os problemas identificados no local, e que já há relatos de melhoria no local. Sobre a água da Chapadinha disse que é sempre cobrado e que a água do local vem de outras gestões, e que foi indicado fazer um Poço Artesiano no local, e que a empresa que furou o Poço ganhou a licitação para fazer vários Poços pelo maranhão mas que a estrutura era fraca. Também lamentou que muitas chácaras fazem represa e açudes sem a devida legalidade. Também tratou sobre o Riacho Bois e uma desmatamento de uma fazenda, mas que houve um acordo com o Secretário de Meio Ambiente e representante da fazenda para cercar as margens e preservar. Também cobrou quebra-molas na Vila Cardoso (rua 5 de Maio), e apresentou Indicação verbal. Sobre cachorros de grande porte defendeu uso de focinheira e defendeu proibição desses cachorros em locais públicos e que a Câmara já condecorou um Policial Militar que salvou uma criança de um ataque. Sobre a Praça da Alimentação afirmou que muitos donos de bares deixam a moto em cima da praça o que pode gerar acidente

Vereadora Darleia (PSD): Disse que o papel do vereador é trazer os problemas e tentar resolver e que em relação a água da Chapadinha, a falta de água é grande, e quem tem pessoas que colocam registros que desviam a água, mas que irá conversar com o Prefeito para que quando fizer o novo Poço, possa construir encanação para cada casa. Disse que tem pavor de cachorro e que é preciso ter cuidado com idoso e criança.

Vereador Maurício Dião (PSD): Prestou condolência aos familiares do Senhor Antônio Caroço e falou sobre o problema de água na Chapadinha e lamentou que cidadãos tenham danificado a máquina. Afirmou que acredita que Prefeito deve tomar medidas para logo sanar o problema de água na região, e elogiou atuação da câmara que está indo atrás resolver as demandas de Mangabeiras. Demonstrou preocupação a respeito dos cachorros em locais públicos

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.