Confira resumo da 24° Sessão Ordinária (11/10)

por adm publicado 13/10/2021 09h30, última modificação 13/10/2021 09h30
Foi realizada, nessa segunda (11), a 24° Sessão Ordinária que tratou sobre o Projeto de Lei que cria a Guarda Municipal em São Raimundo das Mangabeiras, e aprovação da matéria que trata sobre a Lei Aldir Blanc, relacionado a cultura.

 

Foi realizada, nessa segunda (11), a 24° Sessão Ordinária que tratou sobre o Projeto de Lei que cria a Guarda Municipal em São Raimundo das Mangabeiras, e aprovação da matéria que trata sobre a Lei Aldir Blanc, relacionado a cultura.

Estavam presentes na Sessão todos 11 vereadores (as): Cobra (PSB), Prof. Marinilde (PSD), Nonatinho (PSD), Diogo Botelho (SD), Júlio da Foto Layser (PC do B), Darleia (PSD), Vereador Emerson Cardoso (PSD), Maurício Dião (PSD), Oscimar Guida (SD), Josemara (PC do B) e Pedro Violão (SD).

A sessão também contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente, Félix Resplandes

 

Confira resumo da sessão

Vereador Cobra (PSB): Fez abertura dos trabalhos. Afirmou que é muito importante ver a Câmara cheia, pois é a Casa do Povo. Disse que o Projeto de Guarda Municipal vai entrar em tramitação e elogiou o projeto. Afirmou que é uma honra receber o ex vereador e secretário Félix Resplandes. Na Ordem do Dia apresentou os Projetos 23 e 24 de 2021, que foi aprovado por unanimidade.  Afirmou que concurso deve ser por competência e que é preciso estudar para passar no concurso, sem indicações.

Vereadora Marinilde (PSD): Fez a leitura da ata da sessão anterior. Com relação ao monitor de ônibus, afirmou que esteve conversando com a secretária de Educação, Pedrina Melo, e disse que já é uma preocupação grande que a Secretária tem, e que já tem alguns ônibus que já existe monitor e que está sendo providenciado os demais. Disse que infelizmente é difícil controlar alguns jovens. Desejou parabéns a todas as crianças de Mangabeiras e sobre o dia dos professores. Destacou a fala do Prefeito Accioly Cardoso em valorizar a classe de professores

Vereador Diogo Botelho (SD): Justificou sua falta na última sessão devido a uma viagem em São Luís. Apresentou Indicação solicitando um monitor em cada ônibus escolar

Vereador Pedro Violão (SD): Destacou a presença do Secretário Félix Resplandes, na sessão. Complementou a Indicação do Vereador Diogo a respeito da necessidade de um monitor nos transportes escolares. Elogiou a operação tapa buraco e agradeceu o Prefeito por atender a indicação de sua autoria, na rua serra costa. Parabenizou todas as crianças da cidade. Agradeceu ao Vereador Emerson pela Indicação da manutenção do Poço Artesiano do Bairro São José. Solicitou que alguns projetos pudessem ser enviados com maior antecedência para melhor deliberar a respeito.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Disse que fica feliz em ter a presença de cidadãos no plenário da Casa para assistir a sessão da Câmara. Parabenizou indicação sobre monitor escolar e lembrou que já existia em algumas linhas que tinha o profissional. Lamentou mal comportamento de alguns adolescentes. Afirmou que tem linhas que há recomendação de que não é possível pegar carona nos ônibus de alunos. Em relação ao tapa buraco disse que fez uma indicação para a avenida da Câmara, que na gestão anterior foi feito tapa buraco, mas que não passou na avenida. Afirmou que ficou muito feliz com a notícia de abertura da estrada da Onça e parabenizou a gestão. Também disse que a ponte da Piaçaba está sendo feita, que é uma das pontes mais cobrada de Mangabeiras e ficou feliz que a gestão está avançando nesse sentido, e que o Prefeito Accioly está mostrando que tem compromisso. Também fez registro sobre feriado do dia de Nossa Senhora Aparecida e desejou feliz dia das Crianças para todas as crianças mangabeirenses; além de parabenizar todos os professores. Sobre a sinalização disse que tem que haver algumas correções nas sinalizações, mas por enquanto vale o que está escrito. Lamentou o atropelamento de um idoso que ocorreu na porta do CRAS. Apresentou Indicação verbal solicitando manutenção do semáforo em frente ao supermercado Vipão.

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Tratou sobre a questão do ônibus escolar, e que é injustificável um ônibus não ter monitor e que é uma reivindicação justa e que com certeza o Poder Público irá tratar do problema. Lamentou que há secretário que não sabe a função do líder de governo na Câmara. Também lamentou que a grande maioria da juventude não tem ideia de estabilidade no serviço público, pois muitos acreditam que em se tratando de concurso público bastaria ir ao gabinete do Prefeito para conseguir alguma vaga; como já foi feita em algumas administrações, mas que lamenta pois a tendência é as coisas mudarem e evoluírem; pois o Prefeito Accioly não compactua com esse tipo de situação. Detalhou sobre o Projeto de Lei que trata sobre organização, criação e estrutura da Guarda Municipal de São Raimundo das Mangabeiras, e destacou papel importante do Guarda Municipal e parabenizou a iniciativa do Prefeito Accioly Cardoso e que há indicativos de que em breve o concurso irá ser realizado. Fez registro lamentando que um Doblô branco fazia manobras na Praça da Família e também sobre cachorros de grande porte passeando no meio das crianças; e que com a Guarda Municipal tais atitudes serão minimizadas. Também disse que o Prefeito Accioly Cardoso se comprometeu a arrumar a sinalização de trânsito da cidade. Apresentou Indicação a respeito da manutenção do Poço Artesiano do Bairro São José. Ponderou que é existe uma harmonia boa com o Executivo, e que é preciso filtrar bem os projetos que chegam na Câmara para evitar erros

Vereadora Josemara (PC do B): Disse que ficou feliz quando recebeu projeto da Guarda Municipal e que antecipou que vota sim ao projeto. Justicou ausência da sessão devido a uma viagem

Vereadora Darleia (PSD): Em relação aos ônibus disse que é uma preocupação e que os vereadores vão procurar o prefeito para ver a melhor alternativa para resolver. Sobre o Projeto de Guarda municipal destacou que é um avanço muito grande e que a população mangabeirense só tem a ganhar e que apoia o projeto. Desejou feliz dia das Crianças para todas as crianças mangabeirenses.

Secretário de Meio Ambiente, Félix Resplandes: Destacou que a Câmara tem um percentual ímpar de representatividade de mulheres na Casa. Parabenizou a Câmara pelo debate que tem sido honroso em defender as causas para o povo de Mangabeiras. Disse que desde 2009 discutia na Câmara a respeito da criação da Guarda Municipal, e afirmou que a Guarda é uma parceria que a a Guarda faz com a Polícia Militar; e que é uma forma do município atuar também na Segurança Pública. Lembrou que há uma restrição da lei sobre a impossibilidade de realizar concurso até 31 de Dezembro de 2021; e que os concursos poderão ser realizados em 2022. Disse que o Prefeito tem uma lista grande de concursos que devem ser feitos, educação, por exemplo, deve ser feito concurso. Disse que na pasta de Meio Ambiente também poderá ter concurso. Destacou atuação da Secretaria de Meio Ambiente e que é preciso que todos se envolvam com o tema meio ambiente. Elogiou a atuação do Prefeito Accioly Cardoso que coloca o povo em primeiro lugar.

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.