por adm publicado 09/03/2022 09h30, última modificação 09/03/2022 09h30
Estavam presentes 09 Vereadores: Emerson Cardoso (PSD), Josemara (PC do B), Nonatinho (PSD), Maurício Dião (PSD), Cobra (PSB), Marinilde (PSD), Júlio da Foto Layser (PC do B), Pedro Violão (SD), Oscimar Guida (SD). Justificaram ausências os vereadores Diogo Botelho (SD) e Darleia (PSD). A Secretária de Cultura, Sandra Costa; a Secretária de Assistência Social, Verissa Passarinho; e o Secretário de Governo, Antônio Ferreira, estavam presentes na Sessão.

Foi realizada, nesta segunda-feira (07), a 32° Sessão Ordinária que aprovou, por unanimidade, os seguintes Projetos de Lei:

• Projeto de Lei 02/2022, de autoria do Poder Executivo, que autoriza ao Poder Executivo Municipal a criar Agência Municipal de Empregos, e dá outras providências.

• Projeto de Lei 03/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação e manutenção do fundo municipal do meio ambiente, e dá outras providências.

Vereador Cobra (PSB): Declarou aberta a Sessão e deu como lido o Projeto de Lei Complementar 01/2022 de autoria do Poder Executivo que desmembra e cria a Secretaria, cargos efetivos e comissionados, consolida os cargos de provimento efetivo e comissionado, institui gratificação, reajuste e remuneração. Registrou a presença dos Secretários de Cultura, Assistência Social e de Governo (Sandra Costa, Verissa Passarinho, Antônio Ferreira, respectivamente). Defendeu o Projeto que cria a Agência Municipal de Emprego e pontou que Mangabeiras precisa desta instituição pois só existe em Balsas. Parabenizou todas as mulheres pelo Dia Internacional das Mulheres.

Vereadora Marinilde (PSD): Apresentou Indicação solicitando que o Poder Executivo destine um espaço físico adequado voltado aos admiradores e amantes de som automotivo. Defendeu o Projeto que cria agência municipal de emprego, e disse que conversando com alguns empresários na cidade, foi relatado alguns problemas para buscar funcionários na cidade, e que muitos recorriam até Balsas. Detalhou que fez uma indicação para a criação de SINE e o Prefeito Accioly Cardoso explicou que apresentaria um Projeto a nível municipal. Sobre o Projeto que cria o Fundo Municipal de Meio Ambiente, destacou o excelente trabalho da Secretaria.  Agradeceu a presença dos secretários bem como do trabalho realizado por eles, e parabenizou todas as mulheres

Vereador Oscimar Guida (SD): Apresentou Indicação solicitando que o Poder Executivo aprecie a possibilidade de uma implantação de uma lanchonete com banheiro na Praça do Vaqueiro

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Apresentou Projeto de Lei Legislativo que dispõe sobre a inserção dos nomes dos vereadores na placas de inauguração de obras. Como Presidente da Comissão de Legislação, apresentou parecer favorável ao Projeto de lei 02/2022 que autoriza o Poder Executivo a criar agência Municipal de Empregos. Também apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei que cria o Fundo Municipal de Meio Ambiente. Fez homenagem a todas as mulheres de Mangabeiras, sua Esposa Livian e a todas as vereadoras eleitas. Também parabenizou as duas secretárias presentes, Sandra e Verissa.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Disse que ficou feliz pela chegada do Projeto que cria uma Agência de Empregos em Mangabeiras, e disse que uma agência é de suma importância para o empregador que irá recorrer à agência. Destacou que já houve vários cursos qualificando várias pessoas e que esses trabalhadores também podem recorrer a agência. Sobre o Projeto que cria o Fundo Municipal de Meio Ambiente afirmou que é um projeto de suma importância e destacou que existem fundo de saúde, educação e etc, e que é importante votar projeto do fundo municipal de Meio Ambiente. Apresentou Indicação verbal em relação ao lixo pois existem várias praças na cidade e que apresenta indicação para que a Secretaria de Meio Ambiente intensifique a fiscalização proibindo que joguem lixo nas praças. Parabenizou a atuação da Secretaria pelo projeto de arborização na cidade, e criticou alguns comércios que jogam lixo e entulho nas calçadas da Br. Parabenizou todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher e disse que irá apresentar um Projeto de Lei que decreta feriado municipal em Mangabeiras, no dia 08 de Março, mas lembrou que existia uma Lei a respeito mas que não foi encontrado, e por essa razão apresentará um projeto a respeito do feriado

Vereadora Josemara (PC do B): Parabenizou todas as mulheres de Mangabeiras e da Câmara em especial a sua mãe, e prestou homenagem a todas as mulheres através de sua mãe. Parabenizou o Prefeito Accioly Cardoso pela reforma do Ginásio Raimundo Carreiro, que foi uma indicação de seu mandato.

Vereador Pedro Violão (SD): Solicitou melhoria na iluminação pública da cidade, e destacou que no Bairro São João foi resolvido, mas que na Avenida Palmeiras está um problema sério, bem como na Avenida Ouro Preto, mas que na Olaria já foi resolvido. Disse que está indignado com a Equatorial. Parabenizou todas as mulheres da Câmara de Vereadores e em nome de sua esposa, Lucélia, parabenizou todas as mulheres de Mangabeiras.

Secretária de Assistência Social, Verissa Passarinho: Reforçou o convite para o evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher e convidou todos.

Secretário Antônio Ferreira: Agradeceu a presença de sua esposa no plenário da Câmara e parabenizou todas as mulheres de Mangabeiras. Afirmou que é Secretário e representante do Vale Verde e que o Prefeito está trabalhando na cidade e que tem ruas no local que não passa carro, mas que irá falar com o Prefeito para solucionar.