Confira resumo da 35° Sessão Ordinária (29/03)

por adm publicado 30/03/2022 08h30, última modificação 30/03/2022 08h30
Estavam presentes os 11 Vereadores: Emerson Cardoso (PSD), Nonatinho (PSD), Cobra (PSB), Marinilde (PSD), Júlio da Foto Layser (PC do B), Pedro Violão (SD), Diogo Botelho (SD) e Darleia (PSD), Maurício Dião (PSD), Josemara (PC do B) e Oscimar Guida (SD).

Estavam presentes os 11 Vereadores: Emerson Cardoso (PSD), Nonatinho (PSD), Cobra (PSB), Marinilde (PSD), Júlio da Foto Layser (PC do B), Pedro Violão (SD), Diogo Botelho (SD) e Darleia (PSD), Maurício Dião (PSD), Josemara (PC do B) e Oscimar Guida (SD).

Foram aprovados os seguintes projetos:

Projeto de Lei Legislativo 01/2022, de autoria dos Vereadores Emerson Cardoso, Darleia, Nonatinho e Maurício, que altera e dá nova redação ao artigo 29 da Lei Orgânica Municipal

Projeto de Lei Legislativo 01/2022, de autoria do Vereador Emerson, que dispõe sobre inserção dos nomes dos vereadores nas placas de inauguração das obras públicas. (Aprovado com abstenção da vereadora Marinilde)

 

 

Confira resumo da sessão

Vereador Cobra (PSB): Declarou aberta a Sessão.   Disse que quem tem mandato é eleito para cobrar, e que aquilo o que a população está insatisfeita deve ser cobrado. Informou que a Câmara já oficializou a Equatorial para justificar a situação no Bairro São José. Afirmou que a reposição de lâmpada é uma empresa contratada de Balsas, e que o Prefeito obrigou que essa semana já é para estar presente em Mangabeiras. Apresentou a resposta da Equatorial. Sobre o Projeto de Lei que altera o artigo 29 da Lei Orgânica, lembrou que a matéria deu entrada no dia 04 de Março de 2022, e que todos os vereadores tem conhecimento, e que a presidência falou, individualmente, com cada vereador e que foi enviado para as comissões. Disse que tem humildade de ouvir cada vereador

Vereadora Marinilde (PSD): Fez a leitura da ata da Sessão anterior. Fez cobrança sobre a iluminação pública. Disse que cidadão Vanja estava presente na Sessão a convite dela pois foi avisada pelo presidente Cobra que a empresa estaria na Câmara para resolver a situação da luz e que pediu desculpas ao convidado. Disse que todos os vereadores estão sendo cobrados todos os dias. Sobre a iluminação pública disse que já perdeu um eleitor por conta da iluminação pública. Disse que esteve com o Secretário de Infraestrutura e com o Petrônio a respeito mas que é uma empresa que faz os serviços. Disse que teve o prazer de participar de mais uma formação da prefeitura (Hortaliças Folhosas e bovinocultura) e que parabenizou a capacitação, e que vê um empenho do Prefeito em preparar o povo para o mercado de trabalho. Destacou a capacitação aos professores realizada pela Prefeitura, “Volta ao Novo”, e elogiou o curso. Se absteve de votar no Projeto de Lei que altera a Lei Orgânica justificando que recebeu o projeto com pouco tempo e disse que não deu tempo de ler o projeto

Vereador Diogo Botelho (SD): Agradeceu a presença da equipe de saúde e do Prefeito Accioly na última sessão. Elogiou o atendimento da médica no hospital e disse que não pode ser injusto depois de um bom atendimento não poder reconhecer, e que possa continuar assim pois o povo merece. Afirmou que o prefeito tem a boa vontade de pagar médicos e equipamentos para saúde tem que ser feito bom uso. Disse que não está na Câmara para fazer politicagem e que não tem intenção de prejudicar a gestão atual. Apresentou Indicação pedindo providências ao Poder Executivo para que possa fazer uma limpeza de roço no povoado Morro do Chupé. Disse que estava passando na avenida e presenciou a chegada de uma máquina nova, Patrol, e que ficou feliz, além de parabenizar a gestão e o povo. Disse que teve outra boa notícia quando soube que a ponte do Mato Seco já foi colocado madeira no local para iniciar a reforma.

Vereador Pedro Violão (SD): Disse que durante a semana teve muitas ligações a respeito da iluminação pública do bairro São José. Disse que esteve em contato com o rapaz da Equatorial e falou que ia fazer a vistoria, mas que dependia de um ofício do Secretário Manoel Filho. Disse que tem conversado com muitas pessoas e explicando a situação mas que espera que o problema seja resolvido.

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Fez duras críticas a Equatorial a respeito do problema de falta de luz em Mangabeiras e no Bairro São José. Disse que essa questão já está se tornando uma piada, e que o povo, todos os dias faz cobrança. Afirmou que acredita que a empresa recebe todos os meses dinheiro não está trabalhando de graça pois se tivesse já teria parado, e que a população não aguenta mais a população. Disse que a Câmara, como representante do povo, tem que ser mais enérgica em relação a ela. Recomendou ao Presidente da Câmara que convoque o responsável da empresa para ir até a Câmara prestar esclarecimento. Disse que não tem como carregar esse problema nas costas e que já tentou remediar, usar diplomacia, mas que simplesmente a empresa está brincando com a Câmara e com o cidadão mangabeirense. Pediu que o Presidente da Câmara também oficie a empresa responsável pela reposição de lâmpada que está recebendo dinheiro do município. Disse também que a bandidagem em Mangabeiras está crescendo, e número de usuário de droga também, e uma rua iluminada inibe as ações desses marginais.  Disse que não são os vereadores que tem que dizer onde tem luz queimada, e sim eles que devem saber onde está a luz queimada e que a empresa havia prometido esse sistema, e que essa empresa está uma vergonha. Afirmou que na Câmara se trabalha com honestidade, e que como líder do Governo está alinhado com o Governo mas que não pode ficar quieto frente a irresponsabilidade da empresa. Solicitou requerimento ao Prefeito para saber se está sendo cobrado ISS sobre compartilhamento de postes da Equatorial. Por fim, disse que ou a empresa fornecedora de lâmpada de Mangabeiras fornece um serviço de qualidade ou abre espaço para outra.  Por fim, solicitou requerimento de convocação da empresa que coloca luzes nos postes. Sobre o Projeto de Lei que altera o artigo 29 da Lei Orgânica, apresentou parecer favorável a matéria, e justificou que o projeto suprime o parágrafo 3° da Lei Orgânica do Município, e que respeita opiniões contrárias, mas que com esse projeto ninguém está tentando antecipar ou prolongar eleição de presidente, até porque no momento da eleição, os pretensos candidatos tem que cair em campo pedindo voto, independente se for agora ou depois.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Questionou a presença do representante da Equatorial na Câmara e que até mesmo a Câmara deixou de ter sessão por falta de energia. Disse que infelizmente a Equatorial só pensa em receber o dinheiro no fim do mês mas que não faz investimento. Afirmou que é constante, principalmente quando chove, cair energia no Bairro São José, e que as pessoas cobram do Prefeito e dos Vereadores. Pediu que o Presidente da Câmara informasse aos vereadores com antecedência sobre a convocação da Equatorial. Em relação ao problema da iluminação pública, disse que na gestão anterior existia uma empresas, mas existia uma pessoa para ajudar, que no caso era o senhor Fábio Campina, e que a empresa precisa ter ao menos um funcionário morando no município. Fez Indicação verbal para que quando a pessoa responsável pela iluminação pública chegar, se apresentar na Câmara. Fez também indicação cobrando iluminação na Beira Rio. Disse que esteve em contato com o ex vereador Emir e que disse que a estrada que liga sua chácara está ruim, e que ligou ao Prefeito e o Prefeito autorizou a enviar um trabalhador para arrumar a estrada, mas que parece que há um rio entrando na estrada, mas que agradeceu a disponibilidade do Prefeito.

Vereadora Josemara (PC do B): Reforçou o pedido da melhoria da iluminação pública e que não tira a razão do Vereador Emerson em reclamar com a empresa, e que só neste dia foram 9 cobranças no Bairro São José e disse que piora até mesmo a questão da segurança ´pública, e que os vereadores não estão indo contra o Prefeito mas lutar a favor do povo e ajudar na gestão.  Disse que o colega que se pré dispõe a ir falar mal de outro colega é um Judas, pois já foram até mesmo falar de sua pessoa e pediu respeito assim como também respeita todos os colegas da casa. Disse que os vereadores estão para lutar pelo direito do povo e que a Câmara tem que ser unida e não desunida. Em conversa com o Prefeito Accioly Cardoso, disse que o Prefeito afirmou que iria trocar todas as lâmpadas da cidade por Led e que confia e acredita no trabalho dele, e que muitas ruas já estão claras como a da Avenida Ouro Preto, e que a Vila Ceci melhorou muito. Fez reclamação a respeito da água no Bairro Conceição. Cobrou quebra mola na Rua Urbano Santos. Também recebeu queixa sobre as ruas no bairro cidadão que está cercada com arame, e pediu ao gestor para verificar o que está acontecendo com as ruas do bairro cidadão. Sobre a Equatorial disse que é preciso dá pressão na Equatorial e que até mesmo a Câmara deixou de ter sessão por conta da falta de energia e solicitou ao Presidente Cobra que oficie a empresa responsável pela iluminação.

Vereador Maurício Dião (PSD): Deu apoio ao Vereador Emerson Cardoso sobre o problema da iluminação pública em Mangabeiras. Disse que em contato com o Secretário de Infraestrutura, Manoel Filho, foi informado que o Prefeito chamou a empresa para uma reunião, no dia 30/03 (terça-feira), e vão aproveitar para corrigir e colocar luzes em vários pontos na cidade e no interior. Disse que é preciso cobrar essa situação e que os vereadores estão para representar o povo na cidade e o Prefeito está preocupado que até convocou os representantes. Disse que Mangabeiras recebeu um presente do Governo Federal – Ministério do Desenvolvimento Regional – a Patrol nova que acredita que quando acabar as chuvas, acredita que a gestão vai tomar de conta da situação e que estará presente em todas as ações. Disse que na estrada do ex vereador Emir, um rio está passando sobre a estrada, e que o Prefeito já autorizou a concertar a estrada da BR até o final, mas que tem que aguardar o momento chuvoso. Sobre as pontes disse que a pontes estão sendo feitas aos poucos pois não é fácil conseguir madeira, mas que já começou chegar madeira.

Vereadora Darleia (PSD): Reforçou a fala dos colegas vereadores e que é o dever do Vereador cobrar sobre a iluminação na cidade e fazer com que a empresa preste esclarecimentos a respeito. Fez questionamento a respeito da água na Vila Ceci que fazem duas semanas que não chega água no local.