por adm publicado 25/04/2022 09h45, última modificação 25/04/2022 09h45
Estavam presentes os 8 Vereadores: Emerson Cardoso (PSD), Nonatinho (PSD), Cobra (PSB), Marinilde (PSD), Pedro Violão (SD), Diogo Botelho (SD) e Maurício Dião (PSD), e Oscimar Guida (SD). A Sessão também contou com a presença da senhora Maria da Guia que apresentou projeto de esporte na cidade.

Foram aprovados os seguintes projetos:

Projeto de Emenda ao Regimento Interno 01/2022, que altera e dá nova Redação ao Caput do artigo 149, do Regimento Interno da Câmara Municipal, que altera o dia e hora das sessões ordinárias

Projeto de Lei 04/2022 que dispõe sobre a estruturação e competência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Projeto de Lei 05/2022 que dispõe sobre ampliação da margem de consignado dos servidores públicos.

Projeto de Lei 06/2022 que institui programa de fornecimento de absorvente higiênico

Vereador Cobra (PSB): Declarou aberta a Sessão. Concedeu a palavra a senhora Guia para tratar sobre esporte em Mangabeiras. Sobre a alteração do dia e hora da Sessões Ordinárias, disse que com essa mudança, as sessões também se tornam mais seguras, e que muitas Câmaras já fazem sessões durante o dia.  Justicou a ausência dos Vereadores Júlio da Foto Layser, Josemara e Darleia.

Vereador Diogo Botelho (SD): Apresentou Indicação verbal a respeito da estrada da Barra da Vage, que liga o Juá a fazenda do João Marica para que seja feito melhoramento na via. Disse que o Prefeito deu a ordem para que pudesse já iniciar. Disse que conversou com representante da empresa de recapeamento asfáltico e que fez um apelo no sentido de que priorize os setores e ruas mais críticos. Apresentou também Indicação sobre a abertura de uma nova rua na Vila Cardoso, paralela à Rua José Leão. Por fim, tratou sobre o problema do abastecimento de água no município e criticou a CAEMA e o estado pela falta de responsabilidade.

Vereador Pedro Violão (SD): Agradeceu pelo trabalho executado de tapa buraco, recapeamento e entre outros, realizado pela Prefeitura. Prestou solidariedade à família do Senhor Joaquim pela perda da esposa. Solicitou recapeamento na rua Serra Costa e pediu prioridade nos lugares mais necessitados. Disse que as indicações dos vereadores estão sendo respondidas e realizadas e também agradeceu ao Poder Executivo municipal, e que sabe que não é possível fazer tudo de uma vez, mas que vê a boa vontade do Prefeito, e solicitou prioridade nas estradas, pois alguns alunos estão perdendo aula.

Vereadora Marinilde (PSD): Elogiou o trabalho da Senhora Guia, que tem prestado grande trabalho no esporte da cidade. Disse que é preciso dá esperanças aos jovens pois há muito mal incentivo e que o esporte é uma das saídas na luta contra a droga. Sobre o Projeto absorventes higiênicos, agradeceu e parabenizou o Prefeito Accioly Cardoso

Vereador Maurício Dião (PSD): Falou sobre a estrada da Barra da Vagem e disse que estão apenas aguardando um maquinário que está atuando em outra recuperação de estrada, e que logo irá finalizar a Barra da Vagem. Sobre o tapa-buraco, disse que na Olaria está uma situação difícil pois tem 3 minadores de água na rua, mas que acredita que, se não chover, logo irá ser finalizado o trabalho na região.

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Afirmou que concorda que é preciso ter prioridade nas ruas que mais estão precisando, e que acredita que é o mesmo pensamento do Prefeito. Em relação a Senhora Guia, disse que quando se fala de futebol e incentivo ao esporte, disse que admira bastante seu trabalho que consegue manter o projeto, e parabenizou o seu trabalho. Por fim, disse que o Prefeito Accioly Cardoso está trabalhando diuturnamente para melhorar a qualidade de vida dos mangabeirenses. Sobre o Projeto que altera o dia e hora da Sessão Ordinária justificou que o projeto é de grande valia uma vez que foi encontrado mais pontos positivos que negativos, e que essa mudança não pensa apenas nos vereadores mas em todo sistema legislativo, pois traz mais viabilidade, e várias vezes não foi possível ter sessão por conta até mesmo da falta de energia. Também disse que com essa mudança o cidadão pode comparecer, bem como para melhor atender as demandas dos servidores da Casa. Também destacou que a mudança é boa até mesmo para em casos de convite as autoridades.

Maria da Guia, representante do Esporte: Agradeceu a Vereadora Marinilde pelo convite para falar sobre o Projeto Escolinha PSG. Disse que Escolinha vem desenvolvendo um trabalho com crianças e adolescentes desde 2013, e que vem enfrentando vários obstáculos mas que nunca desistiu. Disse que hoje se sente feliz por ter colocado dois alunos em dois times de futebol (Desportivo Real e Vila Nova). Disse também ser grata a Deus pelas conquistas, e que deixa incentivo aos colegas para que nunca desistam.