por adm publicado 04/05/2022 09h29, última modificação 04/05/2022 09h29
Estavam presentes os 11 Vereadores: Emerson Cardoso (PSD), Nonatinho (PSD), Cobra (PSB), Marinilde (PSD), Pedro Violão (SD), Diogo Botelho (SD) e Maurício Dião (PSD), e Oscimar Guida (SD), Diogo Botelho (SD), Júlio da Foto Layser (PC do B), Darleia (PSD)

Foram apresentados os seguintes projetos:

Projeto de Lei 07/2022 que dispõe sobre a LDO/2023

Projeto de Lei 08/2022, dispõe sobre a ampliação do índice do piso salarial dos professores municipais

Foram aprovados os seguintes projetos:

Projeto de Lei 27/2021 que cria o Conselho Municipal dos Direitos Humanos

Projeto de Lei 09/2022 que altera a Lei 56/2011 que concede bolsa de estudos universitário no valor máximo de 600 reais por mês.

Projeto de Lei Emenda ao Regimento Interno 02/2022 que altera o parágrafo 2° do artigo 21 do Regimento Interno da Câmara Municipal

Emenda Supressiva ao Projeto de Lei 09/2022 de autoria do Vereador Emerson que sugere o termo “de R$ 600,00” no lugar de “até R$ 600,00”.

Confira resumo da sessão

Vereador Cobra (PSB): Declarou aberta a Sessão e lembrou que a data e horário da Sessão Ordinária foram alteradas, legalmente, para toda Sexta às 08h da manhã. Justificou que o horário também é bom para que a Câmara possa convocar empresas como a Equatorial, por exemplo. Disse que o Deputado Adelmo Soares ajuda bastante mangabeiras, e que em São Luís, o parlamentar é uma ponte dos vereadores.

Vereador Diogo Botelho (SD): Elogiou a mudança de dia e horário da Sessão. Disse que no dia 29 de Abril foi convidado para um ação da saúde, a Carreta Hospital do Amor, e indagou para que essa ação possa está no município ao menos uma vez por ano; e parabenizou e agradeceu a ação

Vereador Pedro Violão (SD): Elogiou a ação do Vereador Emerson que buscou alterar a data e horário das sessões da Câmara.

Vereadora Marinilde (PSD): Parabenizou a Educação de Mangabeiras e o Gestor Accioly Cardoso que foi muito feliz na formação de professores que tratou sobre inteligência emocional com o palestrante Isaque Folha. Disse que neste tempo com tantas incertezas que estamos vivendo a educação é necessárias para compreendermos quem somos e o que podemos transformar em nossa volta. Disse que os professores tem um grande desafio em sua volta no pós pandemia, e que o professor também tem que conviver com o emocional dos adolescentes também, e que o professor não tem apenas que dá aula e sim também ser psicólogo. Disse que como professora sempre ouvia a demanda de alunos que precisavam de auxílio para estudar, e que era uma promessa de campanha.

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Justificou a mudança de dia e horário nas sessões, e que conversou com servidores da casa bem como com os vereadores e que ficou feliz em dá a sugestão e ser apoiada e que o crédito tem que ser compartilhado para todos os vereadores que votaram na resolução para alterar o horário de funcionamento da Casa. Em relação a Carreta do Amor, elogiou a ação por facilitar e ajudar demais as mulheres, e lamentou que essa Carreta só apareça em ano eleitoral. Disse também que não justifica o eleitor votar em político corrupto, e que o eleitor não pode dizer que hoje é enganado. Disse também que o verão está se aproximando e o problema da Caema vai cair sobre os vereadores, mas orientou os eleitores de Mangabeiras que a Caema é uma autarquia do Estado e não do Município, e que é preciso votar em deputados que assuma verdadeiramente a causa, mas que o eleitor possa analisar toda a ficha dos candidatos. Sobre o projeto que concede bolsa de estudos para os estudantes, apresentou parecer favorável e informou que o Prefeito dobrou o número de bolsas de auxílio financeiro para estudantes de Mangabeiras que antes de 20 e agora será 40.

Vereadora Josemara (PC do B): Disse que a população tem que analisar e ver melhor o deputado que irá apoiar. Disse também que irá apoiar um que ajude o povo, e que a escolha será a melhor por mangabeiras.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Disse que o novo horário e dia das Sessões é de grande valia. Disse também que o vereador Emerson tem um papel social importante de orientar a população na hora do voto, e que é importante destacar a responsalidade de cada cargo, e que esse ano de eleição é de suma importância. Criticou o Senador Roberto Rocha que não veio nem a Mangabeiras receber seu título de cidadão, e que é um parlamentar que nunca arrumou nada para o município. Também disse que até o momento a Senadora Elisiane Gama também não ajudou Mangabeiras, e que o Senador Weverton Rocha conseguiu arrumar uma ambulância para o município.

Vereadora Darleia (PSD): Parabenizou o Vereador Emerson e demais vereadores pela mudança do dia e horário da Sessão. Disse que como cidadã, parlamentar e eleitora está decidida a apoiar um parlamentar que tem serviço prestado pelo município. Disse que o que mais o vereador é cobrado é o problema da água e que cabe fazer a cobrança aos deputados.  Sobre o auxílio financeiro para estudantes, disse que ajuda principalmente os mais necessitados e parabenizou o Prefeito Accioly Cardoso.