Confira resumo da 38° Sessão Ordinária (06/05)

por adm publicado 11/05/2022 15h33, última modificação 11/05/2022 15h33
Estavam presentes os 09 Vereadores: Cobra (PSB), Marinilde (PSD), Pedro Violão (SD), Diogo Botelho (SD) e Maurício Dião (PSD), e Oscimar Guida (SD), Diogo Botelho (SD), Júlio da Foto Layser (PC do B), Darleia (PSD). A Secretária de Educação, Pedrina Melo também esteve presente na Sessão.

Estavam presentes os 09 Vereadores: Cobra (PSB), Marinilde (PSD), Pedro Violão (SD), Diogo Botelho (SD) e Maurício Dião (PSD), e Oscimar Guida (SD), Diogo Botelho (SD), Júlio da Foto Layser (PC do B), Darleia (PSD).

A Secretária de Educação, Pedrina Melo também esteve presente na Sessão.

Foi aprovado, por unanimidade, o seguinte projeto:

Projeto de Lei 08/2022 que dispõe sobre aplicação do índice do piso salarial aos professores do município de São Raimundo das Mangabeiras

 

 

Confira resumo da sessão

 

Vereador Cobra (PSB): Declarou aberta a sessão.  Justificou ausência a na última sessão, dos vereadores que participaram da Marcha do Legislativo em Brasília. Além disso, por motivo de força maior também justificou ausência do vice presidente e do 2° secretário, Nonatinho e Maurício. Também justificou ausência, nesta sessão, do Vereador Emerson Cardoso, por motivo de saúde, e do Vereador Nonatinho.  Registrou a presença da Secretária de Educação, Pedrina Melo. Disse que sobre a Rua da Olaria, afirmou que só será possível ter asfalto após o período das chuvas. Sobre a reinvindicação da iluminação pública afirmou que fez solicitação para reparos em algumas áreas, e que a empresa responsável já se encontra em Mangabeiras e possui telefone fixo.

Vereador Diogo Botelho (SD): Tratou sobre a viagem em Brasília do dia 26 a 29 de Abril, sobre o Encontro do Legislativo municipal. Disse que a UVB traz o encontro sempre prezando a qualificação técnica dos vereadores que participam. Disse que no encontro teve vários participantes e que foi bastante proveitoso. Fez reinvindicação a respeito da limpeza pública e pediu melhor atenção para os que varrem as ruas. Disse também que foi vistoriar o campo Ipiranga e que em breve será concluída a obra. Por fim, disse que esteve reunido com alguns professores, junto com alguns vereadores, para tratar de uma demanda dos professores em relação ao Precatório dos Fundef, onde os professores pedem rapidez nesse processo, no sentido de que o Prefeito possa já dá andamento na documentação por ser um processo burocrático.

Vereadora Marinilde (PSD): Sobre a viagem em Brasília, no Encontro da UVB, destacou a grande experiência e oportunidade de estar presente com Deputados e Senadores e que foi uma viagem rica e cheia de aprendizado. Aproveitou a presença da Secretária de Educação e tratou a respeito dos Precatórios, e disse que a Secretária sempre tem dado esclarecimentos necessários a respeito, e destacou que é uma ação judicial que corre na justiça e que poucos municípios pagaram. Disse que a demanda dos professores é a respeito da documentação para fazer um levantamento de quem tem direito de receber os precatórios.  Também convidou todas as mães de Mangabeiras para a festa que será realizada na Praça da Família e leu uma mensagem em homenagem ao dia das Mães.

Vereador Pedro Violão (SD): Tratou a respeito das indicações que fez durante o ano de 2021, e destacou a operação tapa buraco que foi muito bem sucedida, bem como de outros serviços solicitados pela Prefeitura. Além disso, parabenizou todas as mães de Mangabeiras e disse que quem tem mãe deve aproveitar bastante pois perdeu a sua e sente bastante falta.

Vereador Maurício Dião (PSD): Sobre a Operação Tapa Buraco disse que houve uma pouca demora devido à chuva, mas que logo será possível tampar todos os buracos fora do período chuvoso. Disse que está preocupado com alunos que não estão podendo chegar na escola devido a estrada precária em razão das fortes chuvas, mas que logo irá resolver essa demanda. Disse também que é um fiscal e que gosta de meter a mão na massa, mas que não é fácil, mas acredita que o Prefeito Accioly está trabalhando nessa questão e que no dia anterior o prefeito esteve na Ponte da Taboa para já iniciar os serviços. Desejou feliz dia das Mães a todas as mães de Mangabeiras. Por fim, disse que a Prefeitura já iniciou trabalhos na estrada do Canto Grande.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Tratou a respeito da viagem a Brasília na ocasião do Encontro do Legislativo. Disse que as Marchas são importantes para defender os municípios e que já houve muitas conquistas. Apresentou relatório do Tribunal de Contas do Maranhão a respeito do Processo 5007/2014 que trata sobre prestação de contas do Presidente da Câmara no exercício de 2013, onde atuava como Presidente da Casa. O relatório apontou inexistência de irregularidades que causam danos ao erário. Agradeceu a Deus pela oportunidade, e a todos os colegas que o elegeram naquela época, e que apresentou as duas prestações de contas, e que não está fazendo mais do que sua obrigação mas que é o papel do gestor público. Disse que foi muito cobrado pressionado na época mas que agora apresenta sua prestação de contas e que sirva de exemplo para os demais.

Vereadora Josemara (PC do B): Tratou sobre o dia das Mães e disse que as mães são presente de Deus e que através dela conhecemos a extensão do amor de Deus. e desejou feliz dia das Mães a todas mães mangabeirenses em especial a sua mãe. Agradeceu a Casa pela oportunidade que teve de fazer a vigem a Brasília pelo aprendizado. Falou sobre a iluminação pública, e disse que a empresa responsável pela iluminação pública fica em frente ao Hospital. Sobre os precatórios do Fundef, disse que a Câmara está de portas abertas para receber os professores.

Secretária Municipal de Educação, Pedrina Melo: Disse aos vereadores que a Secretaria de Educação está sempre de portas abertas a todos os vereadores, como principalmente os nobres professores e demais servidores da educação. Aproveitou a oportunidade para tratar a respeito da estrada que impossibilita muitos alunos a irem a escola, e afirmou que o Vereador Maurício Dião e o Secretário João, estiveram na Secretaria para tratar a respeito também da estrada da Raposa, Taboa e demais. Disse que há problema na estrada e que o ônibus está saindo as 09h e que para facilitar a secretaria está disponibilizando almoço para as crianças.  Sobre os monitores no ônibus, disse que a secretaria já concluiu essa demanda. Quanto a reunião dos professores, disse que fica muito feliz em ter o apoio dos vereadores e que é muito importante, e que a vereadora que mais a procura é a vereadora Marinilde.  Disse que quem tem mais interesse na liberação desse dinheiro é o Poder Executivo, e que a Secretaria se coloca a disposição sempre que precisarem de sua presença. Por fim, desejou feliz dia das mães a todas as mães de Mangabeiras, em especial a sua mãe.