por adm publicado 08/06/2022 09h27, última modificação 08/06/2022 09h27
Estavam presentes os 07 Vereadores: Cobra (PSB), Marinilde (PSD), Diogo Botelho (SD), Júlio da Foto Layser (PC do B), Darleia (PSD), Pedro Violão (SD), Oscimar Guida (SD)

Foi aprovado, por unanimidade, os seguintes projetos:

Projeto de Lei 11/2022 que trata sobre o Grau e Som automotivo (Aprovado com Emenda)

Projeto de Lei 12/202 que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil (energia solar)

Projeto de Lei 13/2022 que dispõe sobre o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

Projeto de Lei 15/2022 que institui o grupo de quadrilha junina oficial

Projeto de Lei Legislativo 03/2022 que dispõe sobre a outorga de Título de Cidadão Mangabeirense para a Senhora Audaci Martins Ribeiro

Confira resumo da sessão

Vereador Luís Gomes (PSB): Declarou aberta a Sessão. Afirmou que o projeto do Grau foi muito bem analisado, e que é considerado uma atividade esportiva, e que o jurídico fez uma emenda ao projeto embasando todas as leis de trânsito. Registrou a presença da Secretária de Cultura, Sandra Costa e da Sub Secretária Juliana.

Vereador Diogo Botelho (SD): Disse que a última sessão foi bastante discutida e teve a presença dos jovens do grau, pessoal da saúde e da Polícia Militar, e que foi discutido projeto do Grau. Afirmou que o projeto foi adiado sob alegação de alguns fatores e que esteve conversando com a Procuradora Dra Michele e com o Prefeito e que não viram nada de anormal no projeto que apenas trata sobre a criação do espaço. Disse que infelizmente muitos não leram o projeto e detalhes dos artigos, que tratou sobre a proibição de bicicletas e veículos com documentação irregular e também a proibição de menor sem carteira andar no local. Disse também que o Poder Executivo incentivará uma associação do grupo do Grau e que não vê nenhuma anormalidade sobre o Projeto. Afirmou que alguns protestam e outros gostam, mas que é preciso também incentivar outras modalidades e não focar apenas no futebol. Por fim, disse que o Major Rogério não tinha conhecimento do Projeto e fez comentário a respeito, e que a Câmara, em nenhum momento vai apoiar coisas ilegais, e parabenizou a Câmara por andar lado a lado com o Poder Executivo e agradeceu o Prefeito Accioly Cardoso.

Vereador Pedro Violão (SD): Disse que a estrada da Taboa está no ponto de trabalhar nela, e aproveitando maquinários indo pra lá, viram a estrada da Descoberta para também serem arrumadas. Disse também que ficou muito feliz em ver um vídeo do Prefeito Accioly ao lado de uma máquina de perfuração de poço, e fica feliz em ver a boa vontade do Gestor em resolver o problema, principalmente dos povoados. Também lembrou de algumas indicações que fez. Também parabenizou o Prefeito pela reforma da Caema e que talvez seja a obra mais importante de sua gestão. Também fez comentários a respeito da semana do meio ambiente e pediu a Secretário do Meio Ambiente atenção ao período de incêndios.

Vereadora Marinilde (PSD): Falou sobre a alegria de ver a Câmara cheia, e principalmente por ser o pessoal da cultura de Mangabeiras. Parabenizou a Secretaria de Cultura do município e destacou a forma brilhante em que está sendo conduzido os eventos na pasta.  Tratou a respeito da formação do Conselho do Pacto Pela Paz e disse para a população que esse evento era para está todos, uma vez que a cobrança é diárias na redes sociais, sobre segurança, e indagou que não adianta reclamar nas redes sociais se não se tornam presentes nas audiências. Também tratou sou o projeto que cria a quadrilha oficial de Mangabeiras e destacou a cultura mangabeirense e as festas nesse período.

Vereadora Darleia (PSD): Parabenizou o Prefeito Accioly pelos projetos que envia para a Câmara, pois são projetos importantes para a população. Afirmou que a missão dos vereadores é votar nos projetos que são melhores para Mangabeiras.  Parabenizou também a Secretária de Cultura, e também o Prefeito pela auxílio de R$ 300 reais para cada quadrilheiro.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Tratou a respeito dos eventos que acontecerão em Junho, Julho e Agosto, e que Mangabeiras é uma cidade que gosta de festa. Parabenizou o Projeto que cria a quadrilha oficial do município.  Parabenizou o Prefeito Accioly por resgatar a cultura do Mangafolia. Apresentou Indicação verbal a respeito da MA que liga Mangabeiras a Sambaíba. Sobre o Meio Ambiente, demonstrou preocupação a respeito da queimadas e lembrou que sempre pediu que é preciso deixar carro Pipa a disposição.  Tratou também a respeito projeto da Cultura bem como do Projeto sobre energia solar.

Sub Secretária de Cultura, Juliana: Destacou o projeto de autoria do Prefeito Accioly Cardoso sobre a quadrilha, e disse que admira o senhor Márcio que é o coreógrafo da quadrilha.

Secretária de Cultura, Sandra Costa: Agradeceu a Câmara Municipal por acolher com tanto carinho os projetos que beneficiam Mangabeiras. Afirmou que na maioria dos municípios a cultura fica de lado, o que não é o caso de Mangabeiras, que aos poucos, o prefeito Accioly está dando todo apoio, exemplo do projeto da Lei Audir Blanc que beneficiou muitas pessoas.