Confira resumo da 43° Sessão Ordinária (10/06)

por adm publicado 13/06/2022 15h25, última modificação 13/06/2022 15h25
A Mesa Diretora, para o biênio 2023/2024, foi reconduzida.  Presidente: Cobra  Vice-Presidente: Nonatinho  1° Secretário: Marinilde  2° Secretário: Maurício Dião

Estavam presentes os 11 Vereadores: Cobra (PSB), Marinilde (PSD), Diogo Botelho (SD), Júlio da Foto Layser (PC do B), Darleia (PSD), Pedro Violão (SD), Oscimar Guida (SD), Maurício Dião (PSD), Nonatinho da Papelaria (PSD), Emerson Cardoso (PSD) e Josemara (PC do B).

A Mesa Diretora, para o biênio 2023/2024, foi reconduzida.

ü  Presidente: Cobra

ü  Vice-Presidente: Nonatinho

ü  1° Secretário: Marinilde

ü  2° Secretário: Maurício Dião

 

Confira resumo da sessão

 

Vereador Cobra (PSB): Declarou aberta a Sessão. Antes da votação da Mesa Diretora, para o biênio 2023/2024, informou que o Regimento Interno prevê que a votação seja no papel e com urna. Consultou todos os vereadores e concordaram em ser espontânea, direto, sem a necessidade de voto secreto. Informou que os vereadores optaram por ser transparente o voto, e aberto. Após eleito Presidente para biênio 2023/2024, agradeceu a todos os vereadores e a população de Mangabeiras. Falou, nominalmente de todos os vereadores e destacou a função de cada um. Destacou sua gestão e transparência nos trabalhos realizados até o momento. Afirmou que a qualquer momento podem solicitar a prestação de contas que ele tem prontas, pois tem uma equipe que ajuda. Destacou que a respeito das reclamações, é humilde em reconhecer erros e que busca melhorar. Afirmou que onde tem transparência se torna fácil trabalhar. Agradeceu também todos os servidores e disse que irá continuar amigo de todos para que deixe a Câmara satisfeita.

 

Vereador Diogo Botelho (SD): Fez Indicação verbal a respeito da iluminação pública, e criticou a empresa responsável pela iluminação, e que não concorda com o prazo de 30 dias para trocar uma lâmpada. Disse que independente de quem compor a Mesa Diretora tem todos os vereadores sua admiração. Solicitou ao Presidente da Câmara, um computador para seu gabinete. Reconheceu a disposição e o trabalho da Caema por meio do representante presente na Sessão, Marco Diones.  Disse que todos os projetos são estudados pelo jurídico e todos os vereadores.

Vereador Pedro Violão (SD): Disse que ano passado fez Indicação a respeito da estrada do Bacuri que necessita de reparos. Disse que gostaria de dá mais plantação no gabinete, mas que precisa de um computador para que execute o trabalho na Câmara. Disse que durante esses dois anos ficou muito satisfeito com a condução dos trabalhos da Mesa Diretora. Disse também que recebe muitas ligações do pessoal da Chapadinha a respeito da falta de água no local.

Vereadora Marinilde (PSD): Destacou a presença dos representantes do Estado que assinou várias ordens de serviços para benefício de Mangabeiras. Tratou sobre uma pesquisa que trouxe um dado alarmante a respeito da fome: são 33 milhões de pessoas passando fome no Brasil. Disse que a fome não espera. Afirmou que o Prefeito tem tratado o combate a fome como prioridade: entrega de peixes, de frutas, cestas alimentícias, programa Mais Renda e o Renda Mangabeiras. Destacou a chegada do Restaurante Popular em Mangabeiras.

Vereador Emerson Cardoso (PSD):  Disse que o problema de abastecimento de água é recorrente, mas que vê esforços do Prefeito em relação a Caema. Disse que o Prefeito está lutando para melhorar a situação da água no município. Afirmou que estamos num período de eleição de Deputado e que é o momento mais adequado para a população buscar votar em candidatos que realmente tem compromisso com essa demanda. Criticou aqueles que apenas tiram fotos com os deputados, mas que não fazem cobrança a eles, e só fazem cobrança aos vereadores.  Tratou sobre a Rua do Salomão José Vieira e sobre os senhores Manelinho e Sr. Antônio que são responsáveis pela distribuição da água no local. Sobre os dados que tratam do aumento da fome, disse que tem pessoas que passam fome porque moram numa cidade sem nenhuma estrutura, mas tem pessoas que passam fome porque não programam uma família, e tem aqueles que passam fome porque não querem trabalhar, e que muitos tem preguiça. Disse que o Governo, em todas as instâncias, não pode ser assistencialista, pois o cidadão vai achar que o governo tem obrigação de dá comida para ele, e isso é mensalidade de petista e socialista. Disse que o Presidente Cobra tem sido um bom presidente e que é humilde, e sempre atento, e pediu para que olhe para os problemas internos. Solicitou que fosse chamado representante da Equatorial para prestar esclarecimentos perante aos Vereadores, bem como da empresa que faz a reposição das lâmpadas.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Disse que nos últimos dias tem normalizado o abastecimento de água no município. Disse que participou da assinatura das novas ordens de serviço para Mangabeiras, e que ficou feliz com a obra da Caema, que é uma briga e cobrança de muito tempo, e destacou cada melhoria que irá chegar, sobretudo da segurança pública e restaurante popular. Disse que a Câmara necessita de algumas coisas básicas e que não são muito caras, e que no próximo mandato do Presidente Cobra, a presidência busque notebook para cada vereador. Disse que as sessões são públicas e que é preciso sessão online para que o cidadão acompanhe ao vivo. Elogiou todos os representantes da Mesa Diretora.

Vereadora Josemara (PC do B): Fez reivindicação em relação a Secretaria de Saúde, sobretudo em relação as gestantes. Disse que está com problema sério com as gestantes para fazer laqueadura. Disse que o Regional, que é referência, está cobrando laudo para fazer a laqueadura.  Contestou que um laudo particular está custando R$ 500 reais. Pediu para que a Secretaria de saúde se posicione em relação a essa questão, e disse que é uma situação triste. Disse que já levou o caso ao Prefeito mas a cada dia que passa só piora, e que ao procurar a secretaria de Saúde foi informada que a psicóloga não tem obrigação de dá esse laudo, e contestou. Disse também que está na Casa para reinvidicar o direito do povo e que está na Câmara para defender, e que agora está na defesa das gestantes que tem o direito de escolher quantos filhos ela pode ter. Tratou também sobre a água na Vila Ceci, e disse que o Secretário Manoel Filho só fala que será providenciado mas que as pessoas continuam ligando pra ela.

Vereador Nonatinho da Papelaria (PSD): Como presidente em exercício, concedeu a fala ao Vereador Cobra, palavra para fazer uso da Tribuna.