por adm publicado 16/08/2022 15h26, última modificação 16/08/2022 15h26
Estavam presentes os vereadores: Cobra (PSB), Marinilde (PSD), Darleia (PSD), Pedro Violão (SD), Emerson Cardoso (PSD), Maurício Dião (PSD), Diogo Botelho (SD), Josemara (PC do B), Também estava presente o Secretário de Meio Ambiente, Félix Resplandes.

Também estava presente o Secretário de Meio Ambiente, Félix Resplandes.

Vereador Cobra (PSB): Declarou aberta a Sessão. Apresentou resposta do Poder Executivo das últimas indicações apresentadas pelos vereadores. Disse que cobra muito as saídas de água na estrada antes do período da chuva para que as estradas possam suportar o período das chuvas.

Vereadora Marinilde (PSD): Fez a leitura das respostas das Indicações. Parabenizou os estudantes pelo dia do Estudante, e disse que o aprender é a única coisa que a mente nunca cansa.  Tratou sobre a demanda dos alunos que estudam em Balsas, e que o valor da van está cada vez mais alto. Disse que teve a honra de participar de uma reunião que tratou sobre a implantação de um Batalhão de Polícia em Mangabeiras

Vereador Diogo Botelho (SD): Disse que admira muito o trabalho do Secretário de Meio Ambiente, pois foi uma pasta que foi muito esquecida nas outras gestões e que há uma disposição e boa vontade do Secretário Félix Resplandes. Apresentou Indicações verbal para buscar revitazação de boeira.

Vereador Pedro Violão (SD):  Disse que na última sessão foi feito elogios das estradas do município, mas que foi procurado por pessoas da região que falaram de trechos com muitas poaca, e disse que foi verificar e viu que são verdadeiras as informações, e disse que da forma que estão fazendo o trabalho só será possível trafegar até os dias das primeiras chuvas.  Apresentou Indicação para a estrada dos Brejão dos Britos.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Disse que foi procurado por uma turma de alunos que fazem faculdade em Balsas e que esses alunos pediram solução a respeito de um ônibus para os alunos, e lembrou que mesmo sem o município ter a obrigação legal de tratar sobre o assunto, avisou ao Prefeito. Disse que agora em Agosto foi disponibilizado um ônibus para levar esses alunos. Tratou sobre o Riacho Bois a atuação da Câmara de Vereadores, bem como a Secretaria de Meio Ambiente e o Ministério Público.  Apresentou Indicação para iluminação público posto boiadeiros até o IFMA. Registrou pesar sobre o falecimento da poetiza Lusia Passarinho.

Vereadora Josemara (PC do B): Justificou sua ausência na última sessão devido a problemas de saúde de sua filha. Agradeceu a Deus e a todos os companheiros que oraram por sua filha. Apresentou Indicação para a reforma da Escola José Pinto de Menezes.

Vereadora Darleia (PSD): Disse que o Vereador ajuda a população e que ajuda o Prefeito acompanhando a gestão. Fez uma cobrança em relação da água em Mangabeiras, e que está bastante complicado, sobretudo a água no bairro cidadão. Disse que o Prefeito Accioly está fazendo uma boa gestão e que as coisas não se resolvem do dia para a noite.

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Disse que o quebra mola é um mal necessários pois nem todo mundo tem a consciência de respeitar a sinalização. Sobre o transporte escolar para os alunos de Balsas, afirmou que todos falam com o prefeito sobre o tema e que não é algo singular, e sim uma conquista da Câmara de Vereadores, e disse que nunca quis indivualizar um ato. Disse que tem poucos alunos que estudam de tarde em Balsas, mas que estão perdendo aula pois não conseguem custear a mensalidade da van, e que é um obrigação moral da Câmara e do município darem apoio aos filhos de mangabeiras que querem crescer e prosperar. Apresentou Indicação a favor dos alunos que pleiteiam a van e sugeriu que todos os vereadores assinem a indicação. Disse que em outras gestões não se preocupavam com o meio ambiente, e sim com o presente, e que a gestão atual e a secretaria de Meio Ambiente está preocupada em cuidar do meio ambiente

Vereador Maurício Dião (PSD): Disse que o papel do vereador é fiscalizar mas também ajudar. Disse que já foi feito muita melhoria em alguns pontos e que algumas estradas apresentam poacas, mas que está sempre buscando melhoria junto com o Prefeito Accioly Cardoso.

Secretário de Meio Ambiente, Félix Resplandes: Explicou sobre os dois projetos que tramitam na Câmara: Uso do Solo e Novo Código Municipal, e que foi preciso fazer os novos projetos para se adequar as leis federais e estaduais.