por adm publicado 13/09/2022 09h23, última modificação 13/09/2022 09h23
Foi aprovado por unanimidade projeto de Lei que cria o Espaço Cultural, Lusia Passarinho Também foi aprovado projeto que tratar sobre meritocracia na gestão escolar, bem como do Uso do Solo e Novo Código do Meio Ambiente.

Estavam presentes todos os 11 vereadores: Cobra (PSB), Darleia (PSD), Diogo Botelho (SD), Josemara (PC do B), Raimundo Nonato (PSD), Marinilde (PSD), Maurício Dião (PSD), Júlio da Foto Layser (PC do B), Emerson Cardoso (PSD), Oscimar (SD) e Pedro Violão (SD)

Vereador Cobra (PSB): Declarou aberta a sessão. Convidou o Secretário de Meio Ambiente e Secretária de Educação para compor a Mesa.  Colocou na Ordem do Dia 4 projetos de lei que estão em tramitação há vários dias. Disse que o prefeito foi parabenizado por ter colocado nome da quadra Manoel Capim Fino

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Justificou ausência na última sessão por motivo de força maior, aproveitou para parabenizar toda comunidade católica pela realização do festejo de São Raimundo Nonato. Tratou a respeito do 46° Batalhão, em Mangabeiras. Fez referência ao Projeto que cria o Espaço Cultural Lusia Passarinho e falou sobre a homenageada. Também falou sobre os desfile de 7 de Setembro em Mangabeiras.

Vereador Diogo Botelho (SD): Falou a respeito da inauguração do 46° Batalhão de Polícia Militar de Mangabeiras e que a cidade ganha muito com essa conquista. Disse que tem ido muito ao interior e recebido muitas reclamações e que o povo cobra a limpeza do Canto Grande para que o local receba um festejo no dia 17. Também solicitou posto de saúde no local. Disse que recebeu denúncia que segundo ele caminhão estava abastecendo piscina e locais de grandes fazendeiros, e disse que irá conversar com o Prefeito a respeito.  Se absteve dos projetos sobre o uso do solo e novo código municipal de meio ambiente.

Vereador Pedro Violão (SD): Cumprimentou a família da Dona Lusia Passarinho e fez comentários sobre o projeto e a homenageada. Disse que como sempre em todo verão tem-se sempre a reclamação em relação a distribuição de água.  Apresentou ideia de canalizar água do Rio Neves na região da Chapadinha. Disse que tem reclamação a respeito da Rua Serra Costa que está jorrando água de esgoto na rua e solicitou que a Prefeitura olhasse para verificar o que está havendo. Falou a respeito dos projetos de lei que tratam sobre o meio ambiente e apresentou indicação. Se absteve dos projetos sobre o uso do solo e novo código municipal de meio ambiente.

Vereadora Josemara ( PC do B): Parabenizou o projeto que cria espaço cultural que terá o nome de Lusia Passarinho e fez homenagem. Parabenizou o Governo do Estado do Maranhão pelo 46°  Batalhão de Polícia Militar do Maranhão e parabenizou o Tenente Coronel Emerson, e parabenizou a promoção do Major Rogério. Sobre a questão da água na Pedra Grande disse que está sendo furado um Poço que irá beneficiar aquela região bem como a Pataca e parabenizou a Gestão do Prefeito Accioly Cardoso. Disse que a questão da água não é de agora e para resolver é preciso união.

Vereadora Marinilde (PSD): Disse que é sempre bom ver a Casa cheia e agradeceu a presença da Família Passarinho, servidores do Meio Ambiente e Conselho Tutelar. Tratou a respeito do 46° Batalhão de Polícia Militar em São Raimundo das Mangabeiras e ficou feliz com a notícia de que Mangabeiras terá uma escola militar. Falou também a respeito dos desfiles de 7 de Setembro. Sobre a água disse que é um problema muito grande e que não adianta apontar o culpado pois é preciso enfrentar.

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Cumprimentou a Família Passarinho, presente na Sessão, bem como todos que estavam na Sessão e que é sempre bom ver a Casa cheia. Parabenizou todas as escolas pelos desfiles de 7 de Setembro. Fez um crítica construtiva pedindo para as escolas se atentem para criar um quadro alusivo ao bicentenário da independência do Brasil. Disse que o vereador está na Câmara votado pelo povo e que o vereador tem que ter uma opinião própria, e que a respeito da denúncia do vereador Diogo é muito séria e que o bem público é para servir a todos e que num período tão crítico devido ao verão, é preciso eleger e priorizar as pessoas que serão beneficiadas com o abastecimento de água, e que acredita que o Prefeito não tem ciência disso. Pediu ao cidadão mangabeirense que pesquise os candidatos antes de votar. Fez homenagem a Dona Lusia Passarinho. Se absteve dos projetos de lei sobre Uso do Solo, Novo Código Municipal e sobre meritocracia na gestão escolar.

Prefeito Municipal Accioly Cardoso: Agradeceu a Deus por está presente nessa sessão histórica que trata de um projeto de lei que reconhece a importância da Dona Lusia Passarinho e que valoriza o seu exemplo de vida durante toda sua passagem em Mangabeiras. Disse que o ser humano precisa de gratidão e que o projeto de lei, daqui a 500 anos está na história futura da cidade e que o gestor de mangabeiras registra todo apreço e gratidão por tudo o que Dona Lusia representou para Mangabeiras. Agradeceu aos vereadores pela aprovação dos 4 projetos de lei que estavam em tramitação e detalhou a respeito, e também falou das realizações do seu mandato.

Teresinha Brito: Agradeceu ao Prefeito Accioly Cardoso pelo projeto, bem como a todos os vereadores, e que está emocionada e tratou a respeito da vida de Lusia Passarinho e que falar dela é falar de Mangabeiras, Pé da Ladeira, Sambaíba, Loreto e Balsas e todas as suas obras.

Secretário de Meio Ambiente, Félix Resplandes: Fez ponderações a respeito dos Projeto de Leis em relação ao Meio Ambiente. Respondeu as indagações dos vereadores a respeito dos projetos