por adm publicado 15/03/2023 09h19, última modificação 15/03/2023 09h19
Estavam presentes os seguintes vereadores: Darleia, Emerson Cardoso, Nonatinho, Maurício Dião, Cobra, Marinilde, Pedro Violão, Diogo Botelho, Oscimar, Júlio e Josemara

Vereador Cobra (PSB): Declarou aberta a sessão após verificação do quórum. Disse que todos os vereadores são cobrados e que tem muitos servidores que são bons mas outros não fazem o devido serviço. Disse que é melhor se queimar com aquele que não quer fazer serviço de qualidade e se limpar com o restante da população que quer um trabalho bem feito, e que irá atrás para saber a respeito dos Agentes de Saúde.  Apresentou Projeto de Lei 01/2023 que concede reajuste para os professores; Projeto de Lei 02/2023 que trata de política municipal de saneamento básico; Projeto de Lei 03/2023 que trata sobre programa jovem na universidade; Projeto de Lei 04/2023 que altera o anexo 1 da Lei municipal 14/2009 que dispõe sobre a concessão de diárias, e o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 01/2023.

Vereador Diogo Botelho(SD): Apresentou Indicação verbal em relação à saúde pública e fez cobrança de que há alguns agentes de saúde que não fazem as visitas nas casas e que tem casos que os agentes atendem apenas pelo celular e não fisicamente. Disse também que foi procurado por um grupo de formados no curso de bombeiro civil e disse que irá apresentar um projeto de lei que dispõe sobre atividade de bombeiro civil em Mangabeiras.

Vereador Pedro Violão (SD): Fez comentário a respeito da iluminação pública e disse que falou com o rapaz da Equatorial e que garantiram que iam repor as lâmpadas do povoado Descanso e também na descida das Palmeiras e pediu urgência nessa questão. Também fez cobrança sobre estradas mas disse que teve conversando com o Prefeito pessoalmente e pediu paciência pois será resolvido o problema das estradas logo após o período de chuvas, mas não quer dizer que esteja parado pois onde é possível fazer já está fazendo.

Vereadora Josemara (PC do B): Fez uma reivindicação a respeito da empresa Enetech, e já entrou em contato com o representante, e que ela conferiu que há 31 postes sem lâmpada. Solicitou sinalização na entrada da Vila Ceci. Falou a respeito dos Agentes de Saúde e que alguns não estão fazendo visita e que gostaria de saber, da Secretária de Saúde, qual razão não estão visitando. Disse que entrou em contato com a Tereza que prontamente respondeu e tratou a respeito dos Agentes de Saúde e que irá buscar solucionar. Disse também que algumas secretarias, não são todas, estão usando o cargo para uso político

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Falou a respeito da iluminação pública pois é uma preocupação de todos. Disse que a BR 230 também se encontra com luzes apagadas e vários pontos da cidade também, e que o cidadão não entende as dificuldades da empresa e se o Prefeito está pagando em dia, a empresa precisa dá conta do serviço.

Vereadora Marinilde (PSD): Disse que nos últimos dois meses tem recebido cobrança a respeito da estrada do Santo Antônio e que conversando com o Secretário de Infraestrutura que tratou a respeito do Inverno e que entende, mas que não entende a questão da iluminação pública no Bairro Nova Trizidela que continua na escuridão mesmo já pagando uma taxa de iluminação pública. Disse que aguarda ansiosa o resultado da licitação que trata da pobreza menstrual onde todas as adolescentes terão acesso ao Kit. Em relação ao dia das mulheres, disse que tem orgulho de fazer parte da bancada feminina da Câmara de Vereadores. Disse que a luta é para que as mulheres ocupem cada vez mais espaço em todas as esferas do poder.

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Disse que ouviu a fala de cada vereador que tratou a respeito dos Agentes de Saúde, e que existem alguns agentes, não são todos, que não está cumprindo com o seu serviço, e que tem outros fazem a consulta pelo whatsapp, e disse que essa postura não está correta. Disse que essa situação não é de hoje e sim desde a gestão passada e disse que entrou em contato com a Secretária de Saúde e disse ser um descaso, e que o povo tem medo de denunciar. Disse também que não se admite secretário trabalhar para si ou para fazer política, e que tem secretário fazendo uso da máquina para fins políticos. Solicitou reparo na ponte dos Mamões que está toda flácida. Parabenizou todas as mulheres. Também solicitou Ofício para saber a respeito dos agentes de saúde em Mangabeiras.