por adm publicado 22/03/2023 09h15, última modificação 22/03/2023 09h15
Estavam presentes os seguintes vereadores: Emerson Cardoso, Nonatinho, Maurício Dião, Cobra, Marinilde, Pedro Violão, Diogo Botelho, Oscimar, Júlio e Josemara

Vereador Cobra (PSB): Declarou aberta a sessão e convidou para a Mesa a representante dos Agentes Comunitários de Saúde, Tereza Aragão e o Senhor Jean Kardec, representante da Enetech.

Vereador Diogo Botelho (SD): Disse que o Vereador é cobrado constantemente pelo problema de falta de luz. Fez perguntas a respeito dos problemas de iluminação pública e que não justifica a falta de respostas da empresa. Disse que é importante que a Enetech veja com bons olhos para solucionar os problemas. Sobre os Agentes Comunitários de Saúde disse que é em relação ao setor de uma região específica para esclarecer a respeito. Elogiou a atuação da Senhora Tereza Aragão.

Vereador Pedro Violão (SD): Indagou o Senhor Jean Kardec, da Enetech, para explicar sobre o problema de iluminação pública do município. Disse que a Câmara recebe muitas reclamações principalmente no Bairro São José. Apresentou Projeto a respeito do produtor familiar e pediu apoio aos demais vereadores bem como do Executivo.

Vereadora Josemara (PC do B): Disse que deixou claro que não são todos os agentes de saúde e que o setor que foi reclamado são 15 casas que fica no Gonzaga Ferreira, que fica na BR, sentido de quem vai para a Buritirana. Disse que entrou em contato com a Tereza e que cada enfermeiro é responsável pelo setor. Disse que tudo se resolve com diálogo para resolver essa questão. Sobre a iluminação pública disse que sempre foi bem atendida pela empresa Enetech. Fez indicação solicitando implantação de vagas de bombeiro no concurso já que tem uma turma formada em Mangabeiras.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Disse que é um dia triste pois está desaparecido o amigo Paulo do Duca que desapareceu, e as notícias não são muitos animadoras. Apresentou voto de pesar a toda família Bedô pelo falecimento do senhor Raimundo Bedô. Fez indagações a respeito de buscar uma pessoa para que buscasse trocar as luzes também na zona rural.

Vereadora Marinilde (PSD): Justificou sua ausência na Conferência de Saúde por estar em um evento de sua escola. Parabenizou a saúde pela inauguração do aparelho de ultrassom na UBS do Vale Verde. Disse que tem recebido constante cobrança dos moradores do outro lado do Rio chamada Nova Trizidela, e que a energia de lá está regularizada e está uma escuridão, e fez cobrança para Equatorial, Enetech e também ao Secretário de Infraestrutura.

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Disse é importante a participação da população nas reuniões da sessão. Tratou a respeito de uma reinvindicação do povo sobre atuação de alguns Agentes Comunitários de Saúde, e disse que em todos os lugares tem gente que trabalha mais que os outros. Disse que o profissional que fez corpo mole tem que ser chamado atenção. Sugeriu uma Comissão de Ética na Câmara de Vereadores para punir vereador que comete excessos. Solicitou informação a respeito do concurso público anunciado pelo Prefeito. Solicitou informação a respeito do problema de iluminação pública ao senhor Jean Kardec, da Enetech

Tereza Aragão, Coordenadora de Saúde: Agradeceu a Câmara pelo convite e sempre se coloca à disposição para todo e qualquer esclarecimento.  Disse que existe 53 Agentes de Saúde distribuídos na zona urbana e Rural. Explicou as funções dos Agentes Comunitários de Saúde, e que não há motivo de não visitar pois todos são conscientes de suas funções.

Jean Kardec, representante da Enetech: Respondeu às perguntas dos vereadores e cobranças a respeito da iluminação pública e disse que a empresa vem semanalmente fazer vistoria. Pediu para que a reclamação seja feita no local, gerar protocolo, para ser atendido, e que o cidadão pode fazer diretamente a reclamação.