por adm publicado 16/05/2023 10h05, última modificação 16/05/2023 10h05
Estavam presentes os seguintes vereadores (as): Cobra (PSB), Prof. Marinilde (PSD), Pedro Violão (SD), Júlio da Foto Layser (PC do B), Darleia (PSD), Vereador Emerson Cardoso (PSD), Enf. Josemara (PC do B), Oscimar Guida (SD) e Diogo Botelho (SD) Foi aprovado Projeto de Lei 04/2022 que dispõe perímetro urbano de São Raimundo das Mangabeiras, bem como o Projeto de Lei 05/2023 que institui o Prêmio de Incentivo ao Êxito na Olimpíada Brasileira de Matemática

Confira resumo da Sessão

Vereador Cobra (PSB): Declarou aberta a sessão. Disse que quando o vereador cobra e fiscaliza ele não é contrário ao Prefeito, e sim aliado, pois ajuda na gestão do município. Solicitou melhoria na ponte dos mamões. Tratou sobre a recomendação do Ministério Público ao projeto de emenda à Lei orgânica e agradeceu ao MP pela parceria e que os vereadores conversaram, estudaram o projeto e apresentaram emenda /atendendo o a recomendação. Seguiu em tramitação o projeto de Lei 07/2023 que trata sobre reforma e construção de casas.

Vereador Diogo Botelho (SD): Justificou sua ausência na última sessão uma vez que teve um compromisso no gabinete da Deputada Amanda Gentil, e disse que tem como obrigação corresponder à confiança do povo mangabeirense. Tratou a respeito da Marcha dos Vereadores. Parabenizou a escolha do Prefeito pelo funcionário Rubem. Elogiou o trabalho da Secretária de Assistência Social, Verissa Cardoso. Tratou sobre o Projeto de Lei que trata da alteração da Lei Orgânica. Disse que teve a recomendação do Ministério Público e elogiou o Líder do Governo, Vereador Emerson pela apresentação da Emenda que atende a recomendação do Ministério Público.

Vereadora Josemara (PC do B): Fez homenagem ao Dia do Enfermeiro, que é a sua classe, e elogiou todos os enfermeiros de São Raimundo das Mangabeiras. Tratou sobre o cartão escolar e disse que é uma vez ao ano o valor de R$ 50, 00 reais, e orientou a respeito.

Vereadora Marinilde (PSD): Agradeceu ao prefeito Accioly Cardoso por atender uma indicação sua, ainda no começo no ano, que trata sobre a perfuração do Poço no Povoado Barracão.  Apresentou Indicação a respeito da passagem da máquina para ir até o loteamento do Demerval e solucionar o problema na região. Parabenizou a nova equipe da Limpeza Pública e já ver a diferença na limpeza da cidade. Parabenizou todos os enfermeiros pelo seu dia e convidou todas as pessoas da cidade que participe da Carreta da Mulher que estará presente no dia 16 de maio.

Vereadora Darleia (PSD):  parabenizou todas as mães mangabeirenses e convidou toda população para participar do evento do dia das mães. Disse que os vereadores são as primeiras pessoas que o povo tem acesso e fez uma cobrança para a região do Sucuruju, e disse que já falou com o Prefeito e disse que irá enviar uma máquina ao local. Tratou a respeito do Cartão Escolar e informou que o cartão tem direito uma vez por ano. Disse que ficou muito feliz pois está chegando material para concluir a maternidade.

Vereador Pedro Violão (SD): Falou sobre estradas e ruas em Mangabeiras e disse que tem alguns problemas de buraco na cidade, mas disse que teve pessoalmente conversando com o Prefeito e que foi dito que conseguiu 10 km de asfalto e também r recapeamento, e que em breve sairá o asfalto para as ruas da cidade. Disse que tem pessoas insinuando algumas coisas, e alertou que sempre pede a favor da população. Tratou sobre melhoria nas estradas do Pequizeiro, e que está à disposição para ajudar a resolver o problema.

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Disse que acha injusto quando o cidadão não vem a Câmara e nem escuta o Rádio e que critica o papel do vereador, mas que não tem noção das conquistas do município que passaram pela Câmara de vereadores. Solicitou ao prefeito Accioly, atenção a Ponte dos Mamões que está precária e que está com estrutura ruim e é preciso tomar providência. Disse que é preciso fazer uma ponte de concreto, e compreende que o município tem várias coisas a fazer, mas que é preciso ter prioridade.  Disse estar feliz por saber que estava chegando o material para a maternidade e que está torcendo para o Prefeito consiga finalizar essa maternidade ainda este ano, pois é coisa que outro prefeito não fez nem ao menos o anexo, e que já está feito. Disse que é papel do vereador sempre cobrar melhorias. Parabenizou todas as mães do município, e elogiou todas as mães pois entende o desafio de uma mãe que cria o filho sozinho.

Vereador Júlio da Foto Laser (PC do B):  lamentou o falecimento do neto do amigo Desamar, Kelvin, de apenas anos, e prestou condolências à família da Marilene. Solicitou iluminação pública no caminho da cachoeira, pois está bastante escuro. Fez homenagem ao dia das mães.

Vereador Maurício Deão (PSD): Tratou sobre perfuração de Poços Artesianos nos bairros de mangabeiras, bem como do Sucuruju, Cidadão e demais. Disse que existe cobrança para a estrada do Pequizeiro e que o povo tem que cobrar do vereador mesmo pois é o que está mais perto dele, e que é preciso fazer uma visita ao local e que o Prefeito tem boa vontade e que irá concluir a demanda.

Secretário de Infraestrutura, Manoel Filho: Tratou a respeito do Projeto de Lei que trata sobre o Limite Urbano e tirou as dúvidas dos vereadores a respeito da matéria.