por adm publicado 23/05/2023 10h37, última modificação 23/05/2023 10h37
Estavam presentes os seguintes vereadores (as): Darleia (PSD), Emerson Cardoso (PSD), Josemara (PC do B), Maurício Dião (PSD), Nonatinho (PSD), Cobra (PSB), Marinilde (PSD), Júlio da Foto Layser (PC do B), Pedro Violão (SD), Diogo Botelho (SD), Oscimar Guida (SD). Foi aprovado, em 2 turno, Emenda de autoria do Vereador Emerson que trata sobre o Projeto de Emenda à Lei Orgânica, que atende recomendação do Ministério Público. Também foi aprovado, por unanimidade, Projeto de Lei que trata sobre o programa de construção e melhorias de moradia para cidadãos de baixa renda de são Raimundo das Mangabeiras.

Confira resumo da Sessão

Vereador Cobra (PSB): Declarou aberta a sessão. Parabenizou a Vereadora Josemara pela passagem de seu aniversário.  Registrou a presença do Pastor Hitalan, da Igreja Adventista. Colocou em votação a Emenda Modificativa referente ao Projeto de Emenda à Lei Orgânica 01/2023 de autoria do Vereador Emerson que atende recomendação do Ministério Público, e já votado em 1 turno, após 15 dias de intervalo entre primeiro e segundo turno.  Orientou que o Projeto de Lei consta no site e segue a devida tramitação. Disse que a Câmara solicitou um novo site, da SigaNet, para melhorar a transparência de projetos em tramitação, bem como de licitações demais documentos

Vereadora Josemara (PC do B): Disse que escolheu passar o dia de aniversário com os pares da casa. Disse que acha baixaria falar dos vereadores em grupos de WhatsApp e solicitou que o cidadão possa ir a Câmara reivindicar, e se quer a cadeira da câmara lute por ela com lealdade, e que é de extrema covardia quem entra em grupos de WhatsApp para criticar sem respeito os vereadores.

Vereador Diogo Botelho (SD): Parabenizou a Vereadora Josemara pela passagem de seu aniversário. Disse que essa semana observou que a empresa de iluminação pública está na cidade e fazendo seu serviço. Reconheceu e parabenizou que a empresa está em todos os cantos do município e é isso que o povo de Mangabeiras espera.  Agradeceu o prefeito Accioly Cardoso por sancionar o projeto de sua autoria que trata sobre os bombeiros civis. Disse que apresentou várias indicações e requerimentos e que o prefeito atendeu e que muitos não reconhecem, e que a Câmara está para receber todos e que não vai ficar em grupos de WhatsApp para atender reinvindicação. Disse que não existe lei que proíbe cidadão de falar na Câmara, mas ponderou que o que acontecia era pessoas que queriam esculhambar a vida do vereador. Apresentou Indicação solicitando máquina.

Vereador Pedro Violão (SD): Tratou sobre a empresa de luz, Enetech, e disse que viu o trabalho deles acelerados e que espera que resolva o problema da iluminação pública. Disse que não gosta de discutir nada em grupo de WhatsApp e que trata as coisas muito a sério e que não gosta de fofoca e nem baixaria, e repudia essas ações e que está pronto para servir e que a Câmara inteira está à disposição de toda população. Tratou a respeito de melhoria nas estradas, e que espera melhoria com o fim das chuvas. Também pediu melhorias na estrada do Pequizeiro.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Tratou a respeito da estrada do Pequizeiro e parabenizou o Vereador Cobra que há muito tempo cobrava essa estrada, e que o mérito dessa estrada ter saído é do vereador Cobra, através do Deputado Adelmo Soares. Parabenizou a Vereadora Josemara pela passagem de seu aniversário.

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Disse que estradas e pontes são mais importantes que praças, e que apesar de serem bonitas, não tem que ser primeira prioridade. Disse que o papel do vereador é cobrar, fiscalizar e indicar para o recurso deve ser direcionado e que um gestor público não administra sozinho. Parabenizou o Prefeito pela estrada do Pequizeiro e está à disposição do Executivo para somar no que for bom para a sociedade, e cobrou melhoria na ponte dos Mamões.

Vereadora Marinilde (PSD): Parabenizou a gestão e todos os envolvidos pela grande festa em alusão ao dia das mães. Parabenizou também todas as mulheres que foram na Carreta da Mulher cuidar da saúde. Parabenizou a Saúde pela conquista da sala da Vacina na Vila Ceci. Fez cobrança a respeito do projeto de sua autoria em relação a pobreza menstrual, onde muita adolescente não tem condição de comprar absorvente. Disse que é cobrada diariamente sobre os ajustes de preço que tem na esfera federal e que não chega no município, e sobretudo do gás de cozinha, e que há queda nos combustíveis e gás de cozinha, e que mangabeiras é o mais alto preço de gás. Ponderou para que os donos de terrenos possam limpar seus terrenos para ajudar na limpeza. Parabenizou Mangabeiras por receber, pela segunda vez, o título da Escola Digna.

Vereadora Darleia (PSD): Fez cobrança a respeito da estrada do Pequizeiro, e que o que pode entender é que as pessoas estão querendo um pequeno acesso enquanto a obra não finaliza, e que se fosse possível tampar o buraco para passar carro e moto. Parabenizou o prefeito pela bela festa em homenagem às mães. Agradeceu também pela melhoria na limpeza pública. Por fim, desejou feliz aniversário a vereadora Josemara.

Vereador Maurício Dião (PSD): Parabenizou a Vereadora Josemara pelo aniversário a respeito das estradas disse que algumas estão muito moles devido à chuva, e que a máquina ainda não consegue passar, como a estrada do Pequizeiro, por exemplo. Disse que é interesse a Câmara se reunir e fazer uma visita para conhecer de perto a realidade.