Síntese da Sessão Ordinária do dia 08 de abril de 2019

por adm publicado 09/04/2019 10h55, última modificação 09/04/2019 11h04

Foi realizada na segunda-feira, 08 de abril, mais uma Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de São Raimundo das Mangabeiras no ano de 2019. Estavam presentes os vereadores (as): Ailton Costa, Alessandra Alvarenga, Catré, Cobra, Darleia Oliveira, Emerson Cardoso, Emir da Cerâmica, Irmão Leonardo, Júlio da Foto Layser, Maurício Dião e Nonato da Papelaria.

Confira, AQUI, síntese das falas dos vereadores e demais participantes da sessão.

A câmara de São Raimundo das Mangabeiras realiza todas as segundas-feiras as sessões ordinárias, a partir das 19 horas. As sessões são abertas ao público.

Todas as quartas-feiras, a Rádio Comunitária FM Rio Neves transmite um resumo das sessões a partir das 10:30 horas. A rádio transmite na frequência 87,9 MHz, podendo ser ouvida também pela internet em www.fmrioneves.com.br

Destaques das falas dos vereadores:

O Vereador Irmão Leonardo, presidente da mesa diretora, fez a leitura do Projeto de Lei n° 001/2019, que autoriza o Poder Executivo Municipal a fazer a doação de uma terreno urbano para a Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Maranhão e dá outras providências. O imóvel fica localizado na Rua do Sol, S/N, medindo 15 metros de frente para a Rua do Sol, 15 metros de fundo e 28,70 metros de profundidade em ambos os lados, totalizado uma área de 430,50 metros quadrados, sem construção, em área plana. O terreno será destinado à construção da Promotoria de Justiça.

O Vereador Cobra, dentre outros assuntos, relatou que cobrou do prefeito municipal diversas situações que acredita que precisam ser melhoradas no município, como as estradas vicinais e que, neste período de chuvas, é preciso, pelo menos, tampar os buracos das estradas mais necessitadas. O vereador informou que recebeu ao longo da semana mais reivindicações sobre quebra molas, uma ação necessária devido à imprudência de alguns condutores, principalmente de motocicletas.

O Vereador Maurício Dião, dentre outros assuntos, informou que foi procurado por moradores da cidade querendo saber o que poderia ser feito para que o carro fumacê viesse à cidade, pois existem muitos focos de mosquito na cidade. Reforçou solicitação para a construção de quebra molas na Rua Gomes de Sousa, bem como sobre a questão das estradas vicinais. Ainda durante a sessão, o Secretário de Saúde informou que o carro fumacê só é destinado a uma cidade quando existe um número mínimo de casos de Dengue e Chikungunya; ele informou que em 2019 já foram confirmados 14 casos de dengue e 08 casos de Chikungunya, número ainda insuficiente para a vinda do carro.

A Vereadora Darleia Oliveira, dentre outros assuntos, salientou que a pauta das últimas sessões têm sido a mesma, que é a questão das estradas vicinais. Reforçou pedido para que as estradas vicinais sejam melhoradas, pois para quem mora no interior é muito importante que as estradas sejam bem cuidadas.

O Vereador Emir Alencar, dentre outros assuntos, solicitou que seja feita uma consulta à Procuradoria para confirmar que o tamanho do terreno especificado no projeto de lei n° 001/2019 é suficiente para a obra da promotoria, uma vez que foi aprovado, em 2012, um projeto em que o terreno era de tamanho insuficiente. Manifestou preocupação quanto à atenção que o município está dando para a arrecadação municipal e que é preciso um  acompanhamento sistemático do município para que receitas não sejam perdidas.

O Vereador Júlio da Foto Layser, dentre outros pontos, fez indicação verbal solicitando faixa de pedestre em frente à Escola Sol Nascente, no Bairro São Francisco. Júlio parabenizou os moradores e a gestão municipal pelo fato de ter havido uma grande redução nos casos de Dengue e Chikungunya no município. O vereador defendeu a necessidade do município ter que organizar a arrecadação de tributos, evitando perdas na arrecadação, e cobrou melhorias das estradas vicinais.